A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) marcou, nesta quinta-feira (25), a data para sortear as chaves da Copa do Nordeste 2022. Após a definição das 16 agremiações que vão disputar a fase principal da competição regional, os times conhecerão os rivais da primeira fase no próximo dia 7 de dezembro, às 11h. O sorteio será realizado na sede da entidade máxima do futebol brasileiro, localizada no Rio de Janeiro.
Nesse sentido, a disputa do torneio segue contemplando dois grupos compostos por oito times cada. Essas equipes vão ser conhecidas mediante a distribuição de sorteio seccionado em quatro potes. Inicialmente, um pote do Nordestão engloba Bahia, Ceará, Fortaleza e Sport; já no segundo, equipes como CSA, Sampaio Corrêa, CRB e Náutico estão integradas; o terceiro pote possui Botafogo-PB, Globo, Altos e Campinense; por fim, no último estão: Floresta, Sergipe, Atlético de Alagoinhas e Sousa.
Conforme a divisão, cada chave terá dois clubes de cada pote, no entanto, as equipes do mesmo estado vão ficar em grupos distintos. Sendo assim, a permanência dos clássicos nessa fase permanece, como por exemplo, Ceará x Fortaleza, Sport x Náutico, CSA x CRB e Bahia x Atlético-BA. Devido a esse formato de sorteio, outras partições de chaves também são garantidos com antecedência, com o Leão da Ilha e o Esquadrão de Aço figurando em chaves diferentes, bem como Sampaio Corrêa e Náutico.
O Tricolor Baiano conquistou a última edição da Copa do Nordeste. Na ocasião, a equipe, na época treinada pelo técnico Dado Cavalcanti despachou o Ceará nos pênaltis, após vencer a equipe no tempo regulamentar por 2 a 1. Como resultado, passou a dividir o posto de maior campeão da competição com o Vitória – ambos com quatro títulos cada.
- Antes de pegar o Bahia, Atlético-GO busca se distanciar do Z4 vencendo o lanterna
- Grêmio aposta em boa fase de atacante para vencer o Bahia na Fonte Nova
- Conselho da CONMEBOL aprova proposta da CBF para intercâmbio na arbitragem
- Bahia não faz gol há 3 jogos e tem pior ataque da Série A no returno
- Beto Oliveira será o técnico do Doce Mel no Campeonato Baiano 2022
- Bahia tem retrospecto desfavorável contra o Grêmio e perdeu as 3 últimas
- Bahia faz ‘Jogo da Vida’ contra o Grêmio em nova tentativa de deixar o Z-4
- Provável escalação: Bahia terá mudanças na defesa e no ataque contra o Grêmio