Revoltada com a derrota do atual presidente Jair Bolsonaro (PL) e a vitória de Luís Inácio Lula da Silva (PT), a diretora de Responsabilidade Social do Flamengo, Ângela Machado, resolveu usar as redes sociais para atacar o povo nordestino. Na região, Lula teve 69,34% dos votos. Esposa do presidente do clube carioca, Rodolfo Landim, a diretora fez uma postagem xenofóbica, e logo após a repercussão, ela desativou o perfil nas redes sociais, porém, ainda não se pronunciou sobre a fala.
“Ganhamos onde produz, perdemos onde se passa férias. Bora trabalhar porque se o gado morre, o carrapato passa fome”, escreveu Ângela em sua conta do Instagram.
O desembargador Siro Darlan de Oliveira, sócio benemérito do Flamengo, entrou com uma ação contra Ângela Machado, pleiteando sua destituição do cargo e posterior exclusão do quadro de sócios. Siro considera a mensagem ofensiva ao povo nordestino e, sobretudo, a milhões de aficcionados do Flamengo que vivem nesta região do país.
Após a declaração da diretora, clubes nordestinos se manifestaram nas redes sociais. O Sport-PE, por meio do presidente Yuri Romão, criticou a atitude da dirigente nas suas redes sociais, exaltando o orgulho de ser nordestino, e afirmou que o clube vai se pronunciar em breve. CSA e Sampaio Corrêa também repudiaram a fala da dirigente. O Atlético de Alagoinhas também se pronunciou sobre o caso.
“O Brasil nasceu no NORDESTE, especificamente na BAHIA. O Alagoinhas Atlético Clube repudia a irresponsável visão social da DIRETORA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL do Clube de Regatas Flamengo em função de suas declarações xenofóbicas com ofensas ao povo do Nordeste. Seguiremos orgulhosos de nossa história.”, postou o clube baiano.
“Maior que a indelicadeza do preconceito, é o Orgulho de ser nordestino”, postou o presidente do Sport, em referência ao poeta nordestino Guibson Medeiros.
O Sampaio Corrêa repudia a declaração xenofóbica da Diretora de Responsabilidade Social do Flamengo, que agrediu o povo nordestino com insultos depreciativos. O Nordeste merece respeito. Nordestinos com orgulho! pic.twitter.com/O4wKN8ijx1
— Sampaio Corrêa FC (@sampaiocorrea) November 2, 2022
O CSA repudia a declaração xenofóbica da Diretora de Responsabilidade Social do Flamengo. Sua fala foi uma agressão ao povo nordestino.
O Nordeste merece respeito.
— CSA (@CSAoficial) November 2, 2022
- STJD vai analisar pedido do Sport para adiar julgamento nesta quinta
- Vitória tem a concorrência de Sport e Ponte Preta por lateral-direito
- Meia garante que julgamento de Sport x Vasco não afetará o Bahia
- Bahia e Ituano entram com pedido de inclusão no julgamento do Sport
- Sete vezes campeão baiano, Botafogo-BA completa 108 anos de vida
- Diretora do Flamengo sem pena ofende o povo nordestino
- Atlético de Alagoinhas fará pré-temporada na cidade de Cachoeira
- Rebaixado para Série C, Náutico renova com o técnico Dado Cavalcanti