Eleito recentemente para o cargo de presidente definitivo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, vai solicitar outra modificação no futebol nacional. Desta vez, ele pedirá uma “punição esportiva” aos clubes que se envolverem em casos de racismo. Nesta sexta-feira (6), a entidade vai encaminhar um ofício à Conmebol pedindo maior intensidade na punição. A informação foi publicada pelo site ge.globo.
“Não concordo com apenas multa financeira ao clube que tiver um torcedor racista. Não se combate a discriminação apenas aumentando a multa. Tem que ser de forma mais dura. O clube precisa sofrer uma punição esportiva. Quero que o time do torcedor identificado cometendo um ato racista perca pelo menos um ponto na tabela do campeonato. Só assim acredito que vamos pacificar os estádios”, explica o mandatário da CBF, em um documento oficial.
Na semana passada, a entidade organizado do futebol sul-americano publicou que almeja ampliar a multa às agremiações que tiverem torcedores autores desses atos. Rodrigues também pedirá uma reunião extraordinária da Comissão de Competições da Conmebol para debater a proposta.
“O clube tem que ser punido por não ter conseguido educar o torcedor que entra no seu estádio. Com a punição esportiva ao clube, conseguimos envolver o torcedor nesta luta antitracista. O torcedor seria um fiscal contra o preconceito na arquibancada”, destaca.
Na atual edição da Copa Libertadores da América, vários casos de racismo foram identificados contra torcedores brasileiros. Um deles aconteceu em Buenos Aires, no jogo entre River Plate x Fortaleza. Por fim, o Conselho Disciplinar da Conmebol projeta multa de pelo menos US$ 30 mil (aproximadamente R$ 150 mil) para esses crimes.
- Após desistência do Bragantino, Fortaleza negocia com atacante David
- Após três anos, Vitória retoma equipe de basquete e apresenta elenco
- Bahia aprimora finalizações visando duelo com o Azuriz pela Copa do Brasil
- Pouco utilizado, zagueiro será novamente emprestado pelo Vitória
- Jobson se envolve em nova polêmica por suspeita de tráfico de drogas
- Presidente do Vitória revela busca por meia e atacante para Série C
- Seleção de Belmonte oficializa inscrição no Intermunicipal 2022
- Série B: Jogos desta sexta podem mexer na configuração do G-4
- Árbitro paranaense apita Aparecidense x Vitória pela Série C