A celebração de um dos marcos engajados também pelo futebol, o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, acontece todos os dias 28 de junho. O feito conquistado pela categoria alcançou o cenário do futebol, ambiente historicamente masculinizado. Dessa maneira, para quebrar o paradigma, clubes como Bahia e Vasco realizaram campanhas apoiadoras à causa. Uma delas foi lançada nos jogos do Esquadrão de Aço na Arena Fonte Nova. Conhecido por incentivar várias campanhas sociais, o Tricolor lançou um uniforme em junho de 2021. Além disso, o clube também criou o primeiro clube gay do estado.
“A camisa se tornou uma peça muito histórica para nós do Bahia. Estamos sem lote até. Ela é muito mais vendida pelo mercado informal em vários pontos de Salvador. Muita gente ainda procura e estamos tentando ver se faremos um novo lote. A camisa é da nossa torcida e o clube autorizou o uso e depois passou a vender na loja oficial. Todos usam sem qualquer importunação”, contextualiza Onã Rudá, fundador da LGBT Tricolor, que lançou a camisa em parceria com o Bahia, em entrevista ao site Estadão.
A princípio, o Esquadrão já contabiliza mais de 500 vendas de camisas. Tanto o uniforme tricolor quanto a do Gigante da Colina foram celebrados por torcedores famosos como a campeã olímpica na maratona aquática, Ana Marcela Cunha, da equipe baiana.
- Bahia abre boa margem para o 5º colocado; Veja classificação da Série B
- Auxiliar admite que Bahia não jogou bem, mas celebra triunfo fora de casa
- Daniel valoriza triunfo do Bahia sobre o Brusque: “Sofremos bastante”
- Melhores momentos de Brusque 0 x 2 Bahia pela 15ª rodada da Série B
- Rodallega encerra jejum, Bahia volta a vencer e segue firme no G-4 da Série B
- Clubes ausentes da Libra formam a Liga Forte Futebol do Brasil
- Brusque 0 x 2 Bahia: Confira os gols de Rezende e Rodallega
- Bahia está escalado para enfrentar o Brusque pela Série B
- Enderson Moreira aponta caminho para conquistar torcida do Bahia