Uniformes LGBT+ de Bahia e Vasco fazem sucesso nas arquibancadas

Camisa do Esquadrão de Aço, surgida por iniciativa da torcida, contabilizou mais de 500 peças vendidas

Foto: Felipe Oliveira/Bahia e Daniel Ramanho/Vasco

A celebração de um dos marcos engajados também pelo futebol, o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, acontece todos os dias 28 de junho. O feito conquistado pela categoria alcançou o cenário do futebol, ambiente historicamente masculinizado. Dessa maneira, para quebrar o paradigma, clubes como Bahia e Vasco realizaram campanhas apoiadoras à causa. Uma delas foi lançada nos jogos do Esquadrão de Aço na Arena Fonte Nova. Conhecido por incentivar várias campanhas sociais, o Tricolor lançou um uniforme em junho de 2021. Além disso, o clube também criou o primeiro clube gay do estado.

 

“A camisa se tornou uma peça muito histórica para nós do Bahia. Estamos sem lote até. Ela é muito mais vendida pelo mercado informal em vários pontos de Salvador. Muita gente ainda procura e estamos tentando ver se faremos um novo lote. A camisa é da nossa torcida e o clube autorizou o uso e depois passou a vender na loja oficial. Todos usam sem qualquer importunação”, contextualiza Onã Rudá, fundador da LGBT Tricolor, que lançou a camisa em parceria com o Bahia, em entrevista ao site Estadão.

A princípio, o Esquadrão já contabiliza mais de 500 vendas de camisas. Tanto o uniforme tricolor quanto a do Gigante da Colina foram celebrados por torcedores famosos como a campeã olímpica na maratona aquática, Ana Marcela Cunha, da equipe baiana.

Autor(a)

Pedro Moraes

Jornalista, formado pela Universidade Salvador (Unifacs). Possui passagens em vários ramos da comunicação, com destaques para impresso, sites e agências de Salvador e São Paulo. Contato: pedrohmoraessjorn@gmail.com

Deixe seu comentário