CBF solicita indenização por dinheiro desviado por cartolas no “Fifagate”

Ednaldo Rodrigues destaca necessidade de estorno de valores em função de entidade ter sido vítima do golpe de corrupção

Foto: Bruno Domingos / Mowa Press

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) busca o recebimento de uma indenização milionária pelo “Fifagate”, o escândalo de corrupção que culminou na prisão e/ou no banimento de vários mandatários. Após ser eleito como novo presidente da entidade máxima do futebol nacional, Ednaldo Rodrigues, encaminhou um documento à Federação Internacional de Futebol (Fifa) e à Conmebol. No ofício, ele pediu para receber parte dos US$ 201 milhões (aproximadamente R$ 970 milhões), que foram devolvidos pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos em 2021.

 

Em entrevista ao ge, o cartola ressaltou que o futebol do Brasil saiu no prejuízo com rombo financeiro e cobrou a devolução de uma fatia do dinheiro. “O futebol brasileiro foi um dos mais prejudicados e merece receber de volta boa parte deste dinheiro”, frisou Rodrigues.

Em agosto do ano passado, a Fifa recebeu o dinheiro recuperado nas contas de gestores envolvidos no “Fifagate”. Até então, a quantia foi depositada em um fundo administrado pela entidade que comanda o futebol mundial, e poderá ser utilizado também pela Conmebol e Concacaf.

Autor(a)

Pedro Moraes

Jornalista, formado pela Universidade Salvador (Unifacs). Possui passagens em vários ramos da comunicação, com destaques para impresso, sites e agências de Salvador e São Paulo. Contato: pedrohmoraessjorn@gmail.com

Deixe seu comentário