O que Bahia e Atlético-BA precisam para se classificar na Copa do Nordeste

Pelo Grupo A, o Atlético de Alagoinhas figura na 7ª posição, com quatro pontos. Já o Bahia, na Chave B, está na 3ª colocação, com 10 pontos

A Copa do Nordeste 2022 está na reta final, com somente duas rodadas em falta – para a maior parte dos times -. Ao final das nove rodadas, oito clubes (quatro de cada grupo) vão garantir classificação às quartas de final do torneio. Representantes baianos na competição, o Atlético de Alagoinhas figura na 7ª colocação, com quatro pontos, no Grupo A já o Bahia está na 4ª posição, com 10 pontos, na Chave B.

 

Como resultado, o Carcará ainda tem chance de conquistar uma vaga na próxima fase, pois tem três rodadas pela frente, visto que teve uma partida adiada diante do CRB. No entanto, está a três pontos do Sampaio Corrêa (4°). Para se classificar, a equipe de Alagoinhas precisa vencer, no mínimo, uma partida e empatar outra, e torcer torcer contra Sampaio Corrêa, Campinense e Globo FC neste término da fase de grupos.

Por outro lado, o Esquadrão de Aço, que pode chegar a 16 pontos, já que tem apenas duas partidas para disputar, contra Sport e Sergipe, necessita triunfar em um jogo e empatar outro para alcançar 14 pontos. A distância para o 5º colocado é de dois pontos nesse momento.

Em síntese, num recorte maior, Fortaleza, CSA, Sport e Sampaio Corrêa fecham o G-4 do Grupo A. No caso do Leão do Pici, o time do técnico Vovjoda ainda está invicto e bem encaminhada para as quartas de final, já que tem 12 pontos, sete a mais que o Campinense (5°).

O CSA precisa vencer as duas próximas partidas para confirmar a vaga sem vínculo com os resultados dos adversários. Já o Leão da Ilha necessita vencer os dois jogos restantes e manter o saldo de gols sobre o Campinense e Globo FC. Fechando o G-4, a Bolívia Querida pode avançar de fase caso vença um dos jogos restantes, mas na dependência de derrotas do Campinense e Globo FC.

Pela Chave B, o Ceará é o líder, ainda invicto e com 12 pontos, precisa triunfar pelo menos um jogo para encaminhar a classificação. Além disso, na vice-liderança, o CRB, com 11 pontos, necessita de duas vitórias para depender somente de si. Na última posição do G-4, o Náutico tem como missão ideal vencer as duas próximas partidas para depender de si próprio.

Autor(a)

Pedro Moraes

Jornalista, formado pela Universidade Salvador (Unifacs). Possui passagens em vários ramos da comunicação, com destaques para impresso, sites e agências de Salvador e São Paulo. Contato: pedrohmoraessjorn@gmail.com

Deixe seu comentário