O campeão da Copa do Nordeste não terá mais direito a vaga para a terceira fase da Copa do Brasil a partir da edição de 2026. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) excluiu a vaga direta para os campeões não apenas do Nordestão, como também da Copa Verde, segundo informação divulgada inicialmente portal UOL. A mudança já foi realizada no regulamento técnico das duas competições regionais.
A vaga direta para a terceira fase da Copa do Brasil era o grande atrativo da Copa do Nordeste, visto que o campeão não disputava as primeira fases do torneio nacional e recebia as premiações, ou seja, ganhava uma folga no calendário e uma boa compensação financeira garantida.
A mudança realizada pela CBF causa preocupação com o futuro da principal competição regional do país. De acordo com a entidade, a alteração faz parte da readequação das competições com o calendário de 2025.
Para 2025, foi mantida o formato tradicional da Copa do Nordeste, com apenas uma mudança. Agora os clubes enfrentam os adversários do mesmo grupo. As quartas de final e semifinais serão disputadas com jogos únicos. Apenas a final será com ida e volta.
A Copa do Nordeste terá a fase preliminar nos dias 04/01 e 05/01. A primeira fase está marcada para acontecer entre 22/01 e 26/03. As quartas de final e semifinais ocorrem em 04/06 e 09/06, respectivamente. A decisão está marcada para acontecer nos dias 03/09 e 07/09.