Nós últimos sete Ba-Vis, Bahia venceu o Vitória apenas uma vez

Leão da Barra superou o Esquadrão de Aço em duas ocasiões nas duas últimas edições da Copa do Nordeste

Foto: Pietro Carpi / ECVitória

O 495° confronto entre Bahia e Vitória vai colocar a posto um retrospecto positivo a favor do Esquadrão de Aço. Diante do Leão da Barra, o Tricolor Baiano competiu por 494 jogos, contabilizado também o Torneio Início, onde somou 185 triunfos contra 156 do Rubro-Negro Baiano. Além disso foram 153 empates. Apesar disso, o detalhe que chama mais atenção é acerca do retrospecto recente do time do técnico Guto Ferreira frente à equipe do treinador Dado Cavalcanti nos últimos sete jogos.

 

Nos últimos sete Ba-Vis, o Bahia venceu apenas um, empatou quatro e perdeu dois. O Vitória venceu em 2020 por 2 a 0 e em 2021 por 1 a 0 com gol de Samuel, ambos pela Copa do Nordeste. Antes disso, vale destacar, o Esquadrão chegou a ficar 12 clássicos sem perder, de 2017 até 2019. O último clássico terminou empatado sem gols, pela primeira fase do Baianão.

Há pouco menos de dois anos, exatamente no dia 01 de março de 2020, o Bahia venceu o Vitória, por 2 a 1, no Estádio Manoel Barradas. O zagueiro Anderson e o meio-campista Arthur Rezende marcaram os gols do duelo. Eron anotou para o Leão. A partida aconteceu pela 6ª rodada do Campeonato Baiano.

Isso significa que, além de vislumbrar derrubar a invencibilidade do rival, o Esquadrão (4º com 5 pontos) vai buscar também se manter no G-4, já que está a um ponto do Rubro-Negro (5° com 4 pontos), primeiro time fora da zona de classificação à semifinal.

Pelo Campeonato Baiano, foram 345 jogos, com 132 triunfos do Bahia e 104 do Vitória além de 109 empates. O Tricolor marcou 452 gols contra 394 dos Rubro-Negros.

Portanto, Vitória e Bahia se encontram na noite desta quarta-feira (03), às 19h15, pela 4ª rodada da elite do Baianão. Em conclusão, a partida acontece no estádio Manoel Barradas (Barradão), em Salvador.

Autor(a)

Pedro Moraes

Jornalista, formado pela Universidade Salvador (Unifacs). Possui passagens em vários ramos da comunicação, com destaques para impresso, sites e agências de Salvador e São Paulo. Contato: pedrohmoraessjorn@gmail.com

Deixe seu comentário