Passando por um processo de transformação de sua base, o Esporte Clube Bahia anunciou nesta quinta-feira (08) a chegada do novo Gerente Técnico-Metodológico do clube. Trata-se de Guilherme Torres, que chega para implementar a metodologia de desenvolvimento e formação de atletas do Tricolor, alinhada a filosofia e conceitos do City Football Group, com objetivo de potencializar os jovens atletas.
“Guilherme Torres é um profissional com muita experiência, com passagens por grandes clubes, Seleção Brasileira, instrutor da CBF, com trabalhos junto à FIFA e que conheço há muito tempo. Levei ele para o Fluminense para desenvolver a metodologia de formação de Xerém, que foi um sucesso, e agora tenho o prazer e o orgulho de trazê-lo para o Bahia neste momento de transformação de nossa base. Ele é um dos principais nomes do mercado brasileiro e mundial da base. Guilherme vai nos ajudar neste processo de construção da filosofia, da forma de jogar, de construção de uma imagem, de uma marca, de uma forma de jogar, de todo um processo técnico e metodológico, alinhado com o projeto que o CFG tem para as academias de seus clubes. É uma contratação chave em nosso projeto de médio e longo prazo, que certamente fará a diferença ao longo do tempo, ajudando o Bahia nesta caminhada de crescimento da base para se tornar uma das principais do Brasil e da América Latina”, explicou o Diretor Executivo da Base, Marcelo Teixeira.
O Gerente Técnico-Metodológico do Bahia será responsável, entre outras coisas, pela integração metodológica entre o Bahia e o CFG na formação dos atletas, pela dimensão técnico-estratégica auxiliando e acompanhando a evolução de jogadores e comissões técnicas, fazer um controle metodológico para facilitar o processo de avaliação e dar suporte à diretoria para futuras tomadas de decisão, qualificar os profissionais que trabalham na base do clube e potencializar o processo de transição entre os Pivetes de Aço e a equipe principal do Bahia.
Com 40 anos, Guilherme Torres foi o responsável por implementar a metodologia de formação na base do Fluminense, que revelou jogadores como André, Martinelli, John Kennedy, Biel, Alexsander, Luiz Henrique, Kayky, João Pedro, Evanilson, etc. Como treinador, foi, entre outros, campeão do Brasileiro Sub-17 e Carioca Sub-20 pelo Fluminense. O profissional, que possui a licença PRO da CBF e graduação como Coach Educator da FIFA, também é instrutor da CBF Academy nas Licenças de Treinadores e participou de projetos em grandes clubes como Flamengo e Botafogo, além de projetos globais de futebol pela Nike e pela FIFA.
- Zé Hugo deve receber oportunidade no time titular do Vitória
- Atacante do Itabuna ‘vira a chave’ após goleada para o Bahia
- Cauly comemora primeiro gol pelo Bahia na temporada: ‘Estava tranquilo’
- Condé lamenta falta de opções para o setor de criação do Vitória