Câmara dos Deputados garante avanço na regulamentação da profissão de executivo de futebol

Projeto de Lei 7396/17 agora vai ser endereçada ao Senado para votação final

A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 396/17, que possibilita a organização de executivos de futebol em associações profissionais e sindicatos. O próximo passo da proposta é ser encaminhada para ao Senado para a fase final. Segundo o mandatário da Associação Brasileira dos Executivos de Futebol (Abex), Marcus Vinicius Beck, o passo é importante tano para a regulamentação dos profissionais no Brasil quanto para o avanço do futebol.

 

“É um orgulho muito grande. A Abex foi fundada em 2011 e passou a brigar pelo bem estar de todos os profissionais, associados ou não, pois entendemos que era importante que nossa prática fosse regida por regras. Só assim podemos melhorar, também, a qualidade do nosso futebol. Demos um grande passo, mas ainda falta um, e nossa esperança nunca foi tão grande como é agora”, explicou o presidente.

O fundamento da PL requisita a conclusão de cursos para execução dos profissionais na área, que são orientados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), assim como exige um período mínimo de experiência e decreta direitos e deveres na relação de trabalho com os clubes. De acordo com um dos fundadores da Abex, Ocimar Bolicenho, uma das metas da criação do documento é capacitar profissionalmente as pessoas que atuam como regentes do futebol no país.

“Com a aprovação do projeto de lei que regulamenta a profissão de executivo de futebol, a Abex sente-se orgulhosa de haver plantado esta semente e proporcionar a todos os profissionais da área este grande legado que irá impulsionar a profissionalização do futebol brasileiro. É o ponto de equilíbrio tão necessário entre a razão e a paixão que nasce com a nova lei”, afirmou Ocimar.

Como resultado, caso o Projeto de Lei seja aprovado na votação no Senado, poderá ser inscrito como Lei no Brasil. Sendo assim, os profissionais vão ganhar um tempo para se adequarem às novas exigências da função.

Autor(a)

Pedro Moraes

Jornalista, formado pela Universidade Salvador (Unifacs). Possui passagens em vários ramos da comunicação, com destaques para impresso, sites e agências de Salvador e São Paulo. Contato: pedrohmoraessjorn@gmail.com

Deixe seu comentário