Destaque do Bahia em 2018, meia celebra ótima fase há dois anos no Palmeiras

Zé Rafael conquistou duas Copa Libertadores da América em 2021

Os anos eram 2017 e 2018 quando a torcida do Esporte Clube Bahia vibrava com as atuações do meio-campista Zé Rafael. Desta vez, desde 2019, a torcida que elogia o meia é a do Palmeiras. Com mais de 100 jogos pelo Verdão, o jogador conquistou o feito de integrar o time que venceu duas Libertadores no mesmo ano, derrotando Santos (edição 2020) e Flamengo (edição 2021). Com cadeira cativa na equipe titular do técnico Abel Ferreira, Zé Rafael celebrou o desempenho do Porco na temporada e destacou o feito que, para ele, “dificilmente” voltará a acontecer “tão cedo”.

 

“Foi fantástico, a gente não tem dimensão do tamanho que foi. Daqui muitos anos, quando a gente tiver parado e só torcendo, aí vamos ter a real noção do quanto a gente foi importante para a história do Palmeiras. Com uma (Libertadores), a gente já tinha entrado para a história do clube; com duas seguidas, é eternidade. Dificilmente isso vai acontecer tão cedo. A gente fica muito feliz e grato por isso”, analisou, em entrevista ao site “ge”.

Por outro lado, apesar de viver a glória ao vencer o Flamengo na grande decisão da Libertadores, o jogador, de 28 anos, ressaltou o período sombrio no início deste ano.

“A gente está sempre sendo colocado à prova. Neste ano, jogamos Supercopa e Recopa, não fomos bem e julgaram a nossa equipe, falaram que a gente não prestava. É difícil entender, porque a gente fez um grande 2020, mas o início de 2021 foi um balde de água fria. A gente não esperava perder esses títulos, mas faz parte do futebol. A gente teve de aguentar muita pancada”, comentou Zé Rafael.

Além dos 48 jogos disputados na atual temporada, o meia estará no Mundial de Clubes da Fifa onde enfrentará na semifinal o vencedor do duelo entre Monterrey, do México, e Al Ahly, do Egito. Essa também será a oportunidade para Zé ampliar os números de gols marcados e assistências cedidas – ao todo, foram três bolas na rede e três passes para tentos.

“É uma oportunidade de ouro para nós, mais uma vez. No ano passado, a gente não conseguiu desempenhar nosso melhor, mas tenho certeza de que vamos nos preparar muito mais. Temos uma nova chance de mostrar que a gente tem condição de realizar mais um feito histórico. Eu espero que nossa equipe consiga se preparar da melhor forma para enfrentar o torneio. A gente não pode falar do futuro, de o Palmeiras enfrentar o Chelsea. A gente não sabe o que vem pela frente. Prefiro chegar em fevereiro pronto e preparado para o primeiro adversário, para primeiro passar dele e depois, independentemente de quem seja, que a gente possa vencer. Estou muito feliz, grato, espero poder estar lá com saúde fazendo o que mais gosto.”

Autor(a)

Pedro Moraes

Jornalista, formado pela Universidade Salvador (Unifacs). Possui passagens em vários ramos da comunicação, com destaques para impresso, sites e agências de Salvador e São Paulo. Contato: pedrohmoraessjorn@gmail.com

Deixe seu comentário