Conmebol planeja lançamento de manual para categorias de base na América do Sul

Confederação sul-americana deve divulgar documento com diretrizes para formação nos clubes das 10 federações nacionais até o fim de novembro

As 10 federações associadas a Conmebol vão ser contempladas com um manual de instruções para o treinamento em suas categorias de base. Antes de mais nada, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela contemplam o quadro de aliança da confederação sul-americana. Disponível para consulta na página da entidade, o documento instrui acerca das etapas de treinos de jogadores em formação nos clubes da América do Sul.

 

Ainda assim, a Conmebol programa o lançamento oficial do guia nos dias das finais únicas da Copa Libertadores e da Sul-Americana, isto é, no fim de novembro. Além disso, outros manuais confeccionados pela entidade para o futebol feminino, goleiros, futsal, futebol de areia e o de orientação geral também estão na agendas para publicação.

Nesse sentido, o manual referente às categorias de base objetivam incentivar a referência teórica e prática para treinadores, administradores e profissionais inclusos no processo de formação nos clubes do continente. A ideia considera ainda as distintas realidades em cada país, assim como as possibilidades de trabalho.

“Assegurar que o celeiro sul-americano continue a fornecer ao mundo do futebol seus melhores expoentes é o grande desafio que temos pela frente todos nós que estamos comprometidos, em qualquer posição, com o presente e o futuro do futebol sul-americano”, afirmou, no documento, o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez.

Intitulado de “Manual de Futebol voltado para as Categorias de Base”, o documento contempla informações sobre a história e a cultura da formação do jovem jogador sul-americano, além, é claro, de orientações para alimentação regrada, relação com a escola, descanso e conteúdos dos pontos psicológicos, técnicos, estratégicos, táticos e físicos do jogo.

“Importante ter um balizador das práticas do futebol conduzido pela Conmebol para toda a América do Sul. Temos uma condição técnica diferente e o ambiente potencial para isso. E um elemento que nós focamos para o futuro tem a ver com a tomada de decisão. O atleta não só nasce com isso, ele é estimulado. Aqui no Brasil, na América do Sul no geral, conhecemos muito pouco sobre”, enfatizou o professor Israel Teoldo da Costa, da Universidade Federal de Viçosa, um dos sete autores do guia.

Autor(a)

Pedro Moraes

Jornalista, formado pela Universidade Salvador (Unifacs). Possui passagens em vários ramos da comunicação, com destaques para impresso, sites e agências de Salvador e São Paulo. Contato: pedrohmoraessjorn@gmail.com

Deixe seu comentário