A Copa do Nordeste integrou, oficialmente, o calendário da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em um acordo que, para sair do papel, demorou, mas será firmado por cinco temporadas, de acordo com o blog do Cassio Zirpoli. Além disso, poderá existir uma renovação por mais cinco anos e assim em diante. O torneio aconteceu, nos últimos anos, pela organização da entidade máxima do futebol brasileiro, porém teve como referência um acordo judicial entre a entidade e a Liga do Nordeste. A Liga, inclusive, obteve vários triunfos na Justiça referente a ação de indenização, ainda segundo a publicação. Um dos fatores que corroboraram com essa medida foi a atuação da Copa no auge técnico.
Acima de tudo, o torneio possui um turno completo, com 15 rodadas disputadas, além do mata-mata. Do contrário, a direção da CBF não quis aderir o regional justificando a falta de espaço no calendário por causa da implantação dos pontos corridos na Série A, em 2003. Agora, o vice-presidente da liga, Constantino Júnior, confirmou as duas datas da fase preliminar, entre os dias 5 e 8 de janeiro de 2023, por meio de um ofício enviado da CBF enviado às federações estaduais.
Em 2023, Bahia e Atlético de Alagoinhas estão garantidos na fase de grupos. Apesar de ter sido eliminado na 1ª fase do Baianão, o Esquadrão está classificado pelo ranking da CBF, enquanto o Carcará foi campeão baiano e vai disputar o Nordestão pela segunda vez na sua história e de forma consecutiva. O Vitória, que também não avançou ao mata-mata do Estadual, vai disputar novamente o Pré-Nordestão, assim como Jacuipense e Bahia de Feira.
1ª fase do Pré-Nordestão (mandantes): Altos (PI), Floresta (CE), Globo FC (RN), Imperatriz (MA), Jacuipense (BA), Moto Club (MA), Salgueiro (PE) e Treze (PB). Visitantes: 4 de Julho (PI), ASA (AL), Bahia de Feira (BA), Caucaia (CE), Cordino (MA), Falcon (SE), Parnahyba (PI) e Retrô (PE).
2ª fase do Pré-Nordestão (mandantes): América-RN, Botafogo-PB, Confiança (SE), CSA (AL), Ferroviário (CE), Juazeirense (BA), Santa Cruz (PE) e Vitória (BA).
Fase de grupos: ABC (RN), Atlético de Alagoinhas (BA), Bahia (BA), Campinense (PB), Ceará (CE), CRB (AL), Fluminense (PI) Fortaleza(CE), Náutico (PE), Sampaio Corrêa (MA), Sergipe (SE) e Sport (PE).
- Burse comenta ‘lista de dispensas’ do Vitória: “Tudo é bem planejado”
- Talisca lança gravadora de trap na Bahia e fala em ‘combater a desigualdade na música’
- Tréllez quer ficar no Vitória em 2023 e almeja bater marca de Aristizábal
- Técnico aposta na força do Novorizontino em casa para vencer o Bahia
- Impedido de registrar jogadores, Vitória tenta resolver nova pendência na FIFA
- Atacante do Novorizontino projeta duelo contra o Bahia: “Temos que vencer”
- Obrigação contratual fará Vitória renovar com lateral-esquerdo