Bahia não era eliminado na 1ª fase do Campeonato Baiano há 19 anos

O Esquadrão chegou na última rodada precisando de uma combinação de resultados

Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

A gestão Guilherme Bellintani segue acumulando marcas negativas. Desta vez, uma eliminação na primeira fase do Campeonato Baiano, mesmo utilizando o time principal, que irá disputar a Série B do Brasileiro. O Esquadrão chegou na última rodada precisando de uma combinação de resultados e apesar do triunfo de 3 a 0 sobre o Vitória da Conquista, o Barcelona de Ilhéus fez sua parte e ficou com a 4ª vaga à semifinal do Estadual, se juntando a Jacuipense, Atlético de Alagoinhas e Bahia de Feira.

 

A última vez que o Esporte Clube Bahia havia sido eliminado na primeira fase do Campeonato Baiano aconteceu na temporada 2003, um ano após a conquista do bicampeonato da Copa do Nordeste. De lá para cá, o Bahia foi campeão em 2012, 2014, 2015, 2018, 2019 e 2020. Nos outros anos, terminou em 2º, 3º ou 4º. Em 2003, além do vexame no Estadual, o time tricolor acabou rebaixado à segunda divisão terminando o Brasileiro da Série A na lanterna.

No Baianão de 2003, os treze clubes participantes se dividiam em três grupos (dois de quatro e um de cinco). Os clubes se enfrentariam dentro de seus respectivos grupos em jogos de ida e volta. Os dois melhores colocados de cada grupo e os dois melhores terceiros colocados avançavam às quartas-de-final. Na Fase Final, os oito times se enfrentavam em estilo mata-mata pela quartas-de-final, assim, com quatro avançando às semifinais e, posteriormente, dois à final para decidir o título do campeonato.

O Esporte Clube Bahia finalizou a primeira fase na 4ª colocação do Grupo A, que contou com cinco equipes. O Esquadrão somou 10 pontos (3 triunfos, 1 empate e 4 derrotas). Se classificaram na chave Camaçari, Vitória e Catuense (3º melhor colocado). No Grupo B, avançaram Fluminense de Feira e Juazeiro. Já no Grupo C, Colo Colo, Serrano e Itabuna (3º melhor colocado). A final foi disputada por Vitória e Catuense, e o Leão sagrou-se campeão empatando em 0 a 0 na ida e vencendo por 4 a 1 na volta.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário