Definidos os rebaixados e os confrontos da semifinal do Baianão 2022

As duas vagas abertas na 'elite' do Baiano serão disputadas por 12 clubes.

O Campeonato Baiano chegou ao final da primeira fase nesta quarta-feira (16), com cinco jogos, três deles envolvendo equipes inseridas na luta contra o rebaixamento, com destaque para o confronto direto de desesperados entre Juazeirense e Unirb no Estádio Adauto Moraes. Doce Mel e Vitória da Conquista entraram em campo fora do Z2, mas com grande ameaça e precisando vencer. Já o Bahia com chances bem remotas ou quase nulas de queda e ainda sonhando com classificação.

 

Apesar de ter entrado na última rodada como lanterna, a Juazeirense tinha grande chance de se salvar. Para isso, bastava vencer o Unirb e torcer por tropeço de Vitória da Conquista OU Doce Mel. Atuando diante do seu torcedor no Estádio Adauto Moraes, o Cancão de Fogo fez sua parte, venceu o concorrente direto por 2 a 0 e fugiu da zona de rebaixamento beneficiado pela derrota do Bode para o Bahia por 3 a 0 na Fonte Nova, além disso, o Doce Mel também foi derrotado pelo Barcelona por 2 a 1 no Barbosão, em Cruz das Almas. Desta forma, Vitória da Conquista e Unirb foram rebaixados.

Já na parte de cima, três times chegaram na última rodada já classificados: Jacuipense, Atlético de Alagoinhas e Bahia de Feira. A última vaga foi disputada entre Barcelona de Ilhéus, Vitória e Bahia. O time de Ilhéus dependia apenas de si para avançar e fez sua parte vencendo o Doce Mel por 2 a 1 no Estádio Barbosão, em Cruz das Almas. Com isso, Bahia e Vitória foram eliminados. Na semifinal, o Barcelona enfrenta o líder Jacuipense, enquanto o Atlético de Alagoinhas encara o Bahia de Feira.

As duas vagas abertas na ‘elite’ do Baiano serão disputadas por 12 clubes. Com a mudança no regulamento, o campeão e o vice-campeão da Série B do Baiano esse ano ascenderão à Série A de 2023. O rebaixamento e acesso de dois clubes foram aprovados na Reunião do Conselho Técnico do Baianão, em novembro de 2021. No encontro ficou decidido que, para a confirmação das duas vagas na elite, a Série B precisaria ter o mínimo de dez participantes, mesmo número de clubes que disputam a Série A.

Com o fim das inscrições, doze clubes confirmaram participação na Série B do Baiano em 2022. São eles: Fluminense de Feira, Canaã, Flamengo de Guanambi, Jacobinense, Botafogo, Grapiúna, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Jacobina, Feirense e Galícia.

RESULTADOS DA 9ª RODADA DO BAIANÃO

Doce Mel 1 x 2 Barcelona de Ilhéus (Barbosão)
Jacuipense 2 x 3 Atlético de Alagoinhas (Valfredão)
Bahia 3 x 0 Vitória da Conquista (Fonte Nova)
Vitória 2 x 1 Bahia de Feira (Barradão)
Juazeirense 2 x 0 Unirb (Adauto Moraes)

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário