O Campeonato Baiano tem ganhado ano após ano participantes incisivos na primeira fase. Neste ano, o Jacuipense por exemplo venceu sete de oito jogos. Por consequência, com Jacuipense, Atlético de Alagoinhas e Bahia de Feira já classificados, apenas Vitória ou Bahia vai conseguir avançar para às semifinais, é claro, contando com um tropeço do Barcelona de Ilhéus.
Deste modo, pelo quarto ano consecutivo, não haverá o maior clássico estadual no mata-mata do Baianão. Isso porque resta apenas uma vaga, que está momentaneamente com o Barcelona de Ilhéus, no G-4. Além disso, nas últimas três edições, o Leão da Barra sequer conseguiu passar da primeira fase.
A última vez que os rivais se enfrentaram em um mata-mata de Baianão foi em 2018, na grande final, com o Bahia levando a melhor e vencendo por 2 a 1 e 1 a 0, conquistando o título.
Após o término da 8ª e penúltima rodada do Estadual, o Rubro-Negro Baiano, situado na 5ª colocação, soma 10 pontos, um a menos que o Onça Pintada. Já o Esquadrão de Aço possui um ponto a menos do que o Vitória e está na 6ª posição.
Com essa atual estrutura, o time do técnico Dado Cavalcanti depende de um triunfo sobre o Tremendão e de, no mínimo, um empate do Barcelona de Ilhéus frente ao Doce Mel. Por outro lado, a equipe do técnico Guto Ferreira terá que fazer sua parte, vencendo o Vitória da Conquista, e ligar o secador para o rival e para o Barcelona.
- Bahia e Vitória tentam última cartada por vaga na semifinal do Baianão
- Bahia e outros três times da Série B disputam contratação de João Diogo
- Jornalista é demitido da Rádio Transamérica após ofender treinador
- Alvo do Bahia neste ano, atacante do Inter entra na mira do Avaí
- Destaque da base, goleiro de apenas 17 anos quebra etapas no Bahia
- Bahia pronto para enfrentar o Vitória da Conquista; veja provável time
- Hoje no Rizespor, Fabrício Baiano celebra ótimo momento na Turquia
- Ex-Bahia e Vitória, Eduardo Neto espera grande ano em sua volta ao Japão