Promotora de Justiça projeta fim da torcida única nos Ba-Vis de 2025

No início de 2024, o MP-BA chegou a fazer reuniões para analisar o retorno da torcida visitante aos Ba-Vis, mas não houve avanço no tema. 

Foto: Sérgio Figueiredo / MP-BA

A partir de 2025, os clássicos Ba-Vis poderão voltar a ter as duas torcidas. Em uma entrevista ao Globo Esporte Bahia, a promotora de Justiça Thelma Leal afirmou que o Ministério Público da Bahia (MP-BA) está estudando uma forma de por fim na torcida única. Na visão dela, são grandes as chances de termos torcida visitante no clássicos entre Bahia e Vitória no próximo ano.

“Nós estamos em tramitação com dois procedimentos muito importantes que nós denominamos GT da Fonte nova e GT do Barradão. Nesses procedimentos, nós estamos buscando a definição da classificação de riscos dos jogos que a partir daí será definida toda estratégia de segurança. Com isso, se nós conseguimos avançar com esses dois procedimentos, nós temos grandes esperanças de ter torcida mista ou torcida visitante, como é mais normal se falar para o ano de 2025”, disse Thelma Leal.

“Nossa esperança é que a gente consiga firmar esse termo de ajustamento de conduta com todos os envolvidos. Isso ocorrendo, temos grandes chances de termos torcida visitante nos clássicos no ano de 2025”, completa a promotora.

A recomendação de torcida única aconteceu após um Ba-Vi de 2017, quando houve uma confusão no clássico do dia 9 de abril daquele ano. Em fevereiro de 2018, o clássico voltou a ter a presença das duas torcidas, mas ficou marcado por uma confusão generalizada dentro de campo, com sete jogadores expulsos, cinco deles do Vitória, além também de ocorrências fora do estádio.

No início de 2024, o MP-BA chegou a fazer reuniões para analisar o retorno da torcida visitante aos Ba-Vis, mas não houve avanço no tema.

“O Ministério Público tem acompanhado de muito perto toda essa problemática em relação à torcida. No ano passado, era a nossa intenção fazer esse retorno em 2024, mas não foi possível diante do cenário que se apresentava. Nesse ano de 2024, nós fizemos a mesma coisa, todo acompanhamento e, graças a Deus, até o presente momento não registramos graves incidentes envolvendo as torcidas dentro do estádio ou entorno do estádio”, explicou Thelma Leal.

“O Vitória sinalizou o ano passado que não concordaria [com a volta da torcida visitante]. Em 2025, sim. Mas o Bahia não sinalizou em nenhum sentido ainda. No início desse ano, o Esporte Clube Bahia era contra. Diante de todos esses requisitos cumpridos por todos os envolvidos, eu acho que vai cair por terra os argumentos para que a gente não tenha a torcida visitante nos nossos clássicos”, finalizou a promotora.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: [email protected]

Deixe seu comentário