Salvador a um passo de ser subsede da Copa de 2014

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, anunciou ontem em São Paulo, que a entidade cedeu aos anseios brasileiros e a Copa do Mundo de 2014, a ser disputada no Brasil, vai ter 12 cidades-sede. Um total de 17 cidades concorrem ao direito de organizar jogos do Mundial da Fifa, e a Comissão do presidente Blatter chega a Salvador no dia seis de fevereiro para conhecer o projeto do governo do Estado que vai garantir a capital baiana como uma das sedes do mundial brasileiro.

O comitê da Fifa avaliará as seguintes cidades entre o dia 30 de janeiro e sete de fevereiro: São Paulo, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Campo Grande, Cuiabá, Rio Branco, Manaus, Belém, Salvador, Recife, Natal e Fortaleza. As cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Brasília estão praticamente certas como sedes do principal torneio de seleções do planeta.Caso Vampeta: Sem comentários, diz Paulo Carneiro

Sobre as noticias divulgadas sobre a invasão do hotel onde o Bahia estava concentrado pelo ex-atleta Vampeta, o diretor de futebol do Bahia, Paulo Carneiro, preferiu não comentar o assunto. ‘O Bahia mudou, não se fala mais o que não se deve falar. O Bahia só fala de assuntos institucionais e que dizem respeito ao clube’, declarou.

Ministro tricolor pede ajuda

O Esporte Clube Bahia ganhou um forte aliado no esforço de tornar o time competitivo e capaz de voltar à primeira divisão: o ministro Geddel Vieira Lima, da Integração Nacional. Torcedor do Bahia, Geddel pediu a ajuda para o tricolor em encontro hoje pela manhã com o presidente da Fifa, Joseph Blatter, e o presidente da CBF, Ricardo Teixeira.

“Tivemos uma conversa produtiva e de muita cordialidade que vai gerar em pouco tempo resultado para o Bahia, a torcida pode ficar certa disso”, afirmou o ministro depois do encontro. E fez questão de frisar que está de portas abertas para ajudar qualquer outro clube. “Antes de torcedor do Bahia, sou um homem público da Bahia com disposição para ouvir e atender todas as torcidas”, disse ele que foi acompanhado à reunião com o presidente do Bahia, deputado Marcelo Guimarães, integrante do seu partido, o PMDB. Reunião com FIFA será em Pituaçu A comissão de inspetores da FIFA que vai estar em Salvador, no próximo dia 06 de fevereiro, para tratar da Copa 2014 com o Governo do Estado vai se reunir no Estádio de Pituaçu. Para o chefe de gabinete do governador Fernando Schmidt, este encontro dentro do novo estádio, servirá para mostrar a capacidade e agilidade dos baianos em construir estádios de futebol. “Se Pituaçu foi reformado em tempo recorde e está tão bom, imagine o que não faremos com a Nova Fonte Nova.Lá, as obras serão iniciadas em 2010“.

Em relação ao futuro de Pituaçu, Schmidt garantiu que já existem negociações para pleitear, junto a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o jogo da seleção brasileira, pelas eliminatórias da Copa do Mundo, contra a seleção do Peru.

Governo da Bahia cumpriu prazo na entrega do projeto

A Bahia entregou no dia 15 à CBF – Confederação Brasileira de Futebol o projeto definitivo de reconstrução do Estádio da Fonte Nova, com o objetivo de tornar Salvador subsede da Copa do Mundo de 2014. O projeto entregue é mais avançado e mais moderno do que o inicialmente apresentado pela Setre – Secretaria do Trabalho, Renda, e Esporte, em novembro do ano passado.

A proposta da Setepla – Tecnometal Engenharia Ltda, vencedora da licitação para reconstruir a nova Fonte Nova, é praticamente a mesma. O projeto se baseou num modelo autossustentável inspirado no estádio da cidade alemã de Hannover, que abrigou partidas da Copa do Mundo de 2006.

“Basicamente é a mesma proposta que aproveita algo em torno de 50% do anel inferior, mantém a estrutura de ferradura e garante a cobertura do estádio num padrão tecnologicamente moderno”, disse o secretário de Trabalho, Renda, e Esporte, Nilton Vasconcelos.

Após a Setepla entregar o projeto de reconstrução, entra em ação a KPMG, que foi a empresa vencedora da licitação para elaborar a modelagem institucional. A KPMG vai ser a responsável por apresentar um estudo que atraia a iniciativa privada a realizar investimentos nas obras de recuperação e adequação da Fonte Nova.

A intenção do governo é a de não investir ou investir o mínimo possível de recurso público na construção do equipamento esportivo, utilizando o modelo das Parcerias Público Privadas (PPPs).

Caso Salvador seja escolhida subsede, o cronograma da Fifa estabelece que entre julho e novembro deste ano ocorreram as licitações necessárias. O início das obras está marcado para 31 de janeiro de 2010 e conclusão deve acontecer até dezembro de 2012.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário