O estorno da Vila Belmiro se transformou em um campo de batalha após a derrota para o Fortaleza, por 2 a 1, na noite da última quarta-feira, na Vila Belmiro, que decretou o primeiro rebaixamento do Santos para a segunda divisão. O Peixe foi superado pelo Bahia, que goleou o Atlético-MG por 4 a 1 na Arena Fonte Nova.
O atacante Steven Mendoza, com passagem pelo Bahia, teve seu carro incendiado nos arredores da Vila Belmiro. O veículo estava estacionado próximo ao estádio. Após a confirmação do rebaixamento, torcedores partiram para a violência e precisaram ser contidos pela polícia, que utilizou gás de pimenta para dispersar o grupo.
Assim que a partida contra o Fortaleza foi encerrada e, consequentemente, o clube foi rebaixado, um clima de terror tomou conta da baixada santista. Cadeiras e outros objetos arremessados no gramado, alguns carros e ônibus foram queimados do lado de fora da Vila Belmiro.
De acordo com informação do ge.globo, os torcedores queimaram os veículos que estavam mais próximos dos portões de saída. Apesar do carro ser de um jogador do elenco, não foi uma ação proposital de protesto ao atacante – reserva na partida que sacramentou a queda do Peixe.