Ba-Vi voltará a acontecer na Série A após seis anos; relembre o último

O último clássico Ba-Vi disputado pela Série A aconteceu em novembro de 2018.

Foto: Maurícia da Matta / EC Vitória

Com a permanência do Bahia na elite do futebol nacional, o Campeonato Brasileiro da Série A voltará a ter o clássico Ba-Vi em 2024, prometendo fortes emoções. O Esquadrão chegou na última rodada do Brasileirão precisando de uma combinação de resultados para se salvar, e conseguiu (venceu o Atlético-MG por 4 a 1 e contou com derrota do Santos por 2 a 1 para o Fortaleza na Vila Belmiro). Já o Leão chega da Série B, onde sagrou-se campeão com uma campanha impecável e duas rodadas de antecedência.

 

O último clássico Ba-Vi disputado pela Série A aconteceu em novembro de 2018, pela 33ª rodada da competição. O jogo terminou empatado em 2 a 2 diante de 21 mil torcedores no Estádio Manoel Barradas. O Leão chegou a ficar duas vezes na frente do placar (1×0 e 2×1), marcando as duas vezes com o atacante Léo Ceará, mas o volante Nilton e o meia Eric Ramires decretaram o empate. Desde então, os rivais duelaram apenas por Baianão e Copa do Nordeste.

Naquela edição da Série A, o Vitória acabou rebaixado, terminando na penúltima colocação, com 37 pontos, enquanto o Bahia ficou em 11º, com 48 pontos. Em 2019 e 2020, o Esquadrão disputou a Série A, caiu em 2021, mas voltou em 2022, permanecendo em 2023. O Leão, por sua vez, ficou na Série B em 2019 e 2020, caindo para a Série C em 2021, mas voltou para a B de forma heroica em 2022, e em 2023 conquistou o título da Série B, retornando à elite.

Vão disputar a Série A em 2024: Athletico-PR, Atlético-GO, Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Corinthians, Criciúma, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Grêmio, Internacional, Juventude, Red Bull Bragantino, São Paulo, Palmeiras, Vitória e Vasco.

RELEMBRE O ÚLTIMO BA-VI PELA SÉRIE A

 

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário