Conmebol rebate Fifa por declaração de Wenger e fixação de regra das substituições

Confederação contesta ausência de consulta acerca de mudança e condena ex-técnico do Arsenal

A Conmebol se manifestou sobre as recentes decisões da Fifa acerca do futebol mundial. Na noite da última terça-feira (14), a entidade sul-americana divulgou trechos de uma carta encaminhada à entidade máxima do futebol internacional. Um dos temas abordados foi acerca da declaração de Arsene Wenger, chefe do departamento de Desenvolvimento Global de Futebol da Fifa.

 

“Kylian Mbappé tem raízes africanas, mas se formou na Europa […]. Se tivesse nascido em Camarões, não haveria se transformado no atacante que é hoje. Existe a Europa e existe o resto do mundo. E o resto do mundo precisa de ajuda, se não vamos perder muitos talentos”, comentou o ex-técnico do Arsenal, em um congresso de técnicos ocorrido na Alemanha há duas semanas.

Na concepção da Conmebol, o posicionamento englobou um gesto discriminatório. A entidade, em um comunicado divulgado em seu site, afirma que o francês “revela ignorância incomum sobre a valiosa contribuição dos jogadores africanos ao futebol mundial, especialmente ao futebol europeu”.

“Assim como os africanos, nós sul-americanos conhecemos muito bem e em primeira mão este tipo de atitude, que se baseia na crença de que o mundo começa e termina na Europa. O talento, o espírito de sacrifício e o desejo de superação dos jogadores africanos e sul-americanos devem ser valorizados e respeitados”, cita trecho da carta da entidade sul-americana.

O segundo tema tratou de a Ifab ter acatado uma alteração nas regras para permitir cinco substituições em jogos oficiais sem consultar a entidade.

“Esta é uma prática de exclusão que tem sido repetida nos últimos tempos e está causando grande preocupação”, frisou.

Essa não é a primeira vez que Conmebol e Fifa divergem em assuntos. A confederação da América do Sul é aliada da Uefa, com quem criou vários torneios em conjunto.

Autor(a)

Pedro Moraes

Jornalista, formado pela Universidade Salvador (Unifacs). Possui passagens em vários ramos da comunicação, com destaques para impresso, sites e agências de Salvador e São Paulo. Contato: [email protected]

Deixe seu comentário