Futebol Baiano fecha 2021 com rebaixamentos nas 3 divisões e nenhum acesso

Bahia, Vitória e Jacuipense sofreram descensos neste ano, enquanto equipes baianas que disputaram a 4ª divisão não conseguiram sucesso no acesso

Em formato de ‘escadinha’, o cenário do futebol estadual nas competições nacionais enfrenta uma fase ruim. Após seis anos do rebaixamento duplo de Bahia e Vitória para a Série B do Campeonato Brasileiro, o estado da Bahia não terá um representante na elite do futebol nacional. Isso porque, o Esquadrão de Aço, único time local a disputar o Brasileirão, sofreu o rebaixamento à Segundona de 2022.

 

Do mesmo modo, o Leão da Barra acendeu a performance negativa do futebol estadual com o descendo à Série C, bem como a Jacuipense, equipe que também caiu, no entanto, para a 4ª divisão. Em suma, desses três clubes, o Leão do Sisal conheceu a queda mais rapidamente, em setembro.

Para completar o ano, dois dos três representantes baianos – Atlético de Alagoinhas e Bahia de Feira – na Série D, sequer passaram da fase inicial da competição, ou seja, ficaram distante da conquista do acesso à Terceirona. Por outro lado, a Juazeirense avançou de fase, porém, perdeu a vaga para o Atlético-CE nos pênaltis.

O panorama negativo se estende até a divisão mais inferior do futebol nacional, já que os baianos da Série D também não tiveram sucesso em 2021. Atlético de Alagoinhas e Bahia de Feira caíram ainda na primeira fase da competição.

Autor(a)

Pedro Moraes

Jornalista, formado pela Universidade Salvador (Unifacs). Possui passagens em vários ramos da comunicação, com destaques para impresso, sites e agências de Salvador e São Paulo. Contato: [email protected]

Deixe seu comentário