Fortaleza será o 4º nordestino a disputar a Libertadores; Bahia lidera participações

O Bahia é o nordestino com mais participações na competição internacional

Um dos principais destaques da Série A de 2021 foi o Fortaleza, que comandado pelo argentino Juan Pablo Vojvoda alcançou uma classificação inédita para a fase de grupos da Copa Libertadores, se tornando o primeiro time nordestino a garantir vaga no torneio continental através do Brasileiro de pontos corridos, além disso, terminou a Série A com a melhor colocação de um nordestino na era dos pontos corridos, superando o Vitória de 2013.

 

O Fortaleza será o quarto time da região a disputar a Copa Libertadores e estreia nesta quinta-feira enfrentando o Colo-Colo, do Chile, na Arena Castelão. O Grupo do Leão do Pici tem também River Plate-ARG e Alianza Lima. Bahia, Sport e Náutico já haviam participado da competição internacional. Nenhum, porém, havia conseguido vaga pela Série A por pontos corridos.

O Sport foi o último nordestino a disputar a Libertadores, em 2009. A vaga foi conquistado após ser campeão da Copa do Brasil. Avançou da fase de grupos como líder da chave que tinha Palmeiras, Colo-Colo e LDU, mas acabou caindo nas oitavas ao perder para o Palmeiras. Antes disso, o Leão da Ilha havia também participado em 1988 pelo polêmico título brasileiro de 1987.

O Esporte Clube Bahia é o nordestino com mais participações na Libertadores. Ao todo, são três. 1960, por ter vencido a Taça Brasil de 1959; 1964, por ter sido vice na Taça Brasil de 1963; e 1989, como campeão nacional de 1988. O time baiano tem ainda a melhor campanha entre nordestinos, ao alcançar a fase de quartas de final por duas vezes (1960 e 1989).

Já o Náutico disputou a Libertadores em 1968 após o vice-campeonato da Taça Brasil de 1967. O Timbu acabou eliminado na fase de grupos, que teve também Palmeiras, Deportivo Português e Deportivo Galícia, ambos da Venezuela.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: [email protected]

Deixe seu comentário