Ponte Preta e Vitória escrevem hoje mais uma página na história do confronto

Há quatro anos, Macaca e Leão da Barra duelaram pela sobrevivência na elite do futebol nacional

No 28° encontro entre Ponte Preta e Vitória, as equipes vão disputar, além de um confronto direto contra o rebaixamento, a supremacia de um embate que dura anos. No dia 26 de novembro de 2017, o Estádio Moisés Lucarelli sediou a permanência do Leão da Barra na elite do Brasileirão 2021, quando venceu a Macaca de virada, por 3 a 2. Na ocasião, o resultado teve direito a invasão de torcedor ao gramado e dedada em um jogador do Rubro-Negro Baiano.

 

Por outro lado, apesar dos objetivos dos dois clubes serem idênticos, a disputa agora é para permanecer na Segundona. Caso vença o adversário, o Vitória diminui a distância de cinco pontos para o rival para dois. No entanto, se fazer valer o mando de campo, a Ponte Preta amplia a diferença de pontos para o time baiano para oito pontos. No momento, a Macaca é a 15ª colocada com 37 pontos.

A partida acontece pela 32ª rodada, às 16h deste sábado (30). Ainda assim, vencendo a Macaca, o Leão (18º colocado com 32 pontos) permanece na zona de degola, uma vez que igualaria a pontuação do Brusque, mas perderia  no quesito triunfos dentro do primeiro critério de desempate.

HISTÓRICO DE DECISÕES

A Macaca não ganha do Vitória há sete jogos. A última vez foi pelo Brasileirão de 2016, quando fez 2 a 0 no Majestoso, com gols de Rhayner e Wendel. De lá para cá, o Leão vem se dando bem diante do time de Campinas, e com alguns jogos marcantes. São dois empates e cinco derrotas.

Em 2017, na penúltima rodada do Brasileirão, a o Vitória venceu de virada por 3 a 2, depois de estar perdendo por 2 a 0. O resultado decretou o rebaixamento para a Série B em pleno Majestoso. A partida ficou marcada pela expulsão do zagueiro Rodrigão, ainda no primeiro tempo, após dar uma “dedada” no atacante Santiago Tréllez com 2 a 0 no placar para a Ponte. O Vitória marcou três vezes depois do intervalo – sendo duas com Tréllez – para explodir a tensão no Majestoso, com invasão de campo da torcida.

Em 2013, a Ponte também levou a pior em um duelo importante contra o Vitória, também no Majestoso. Já na reta final do Brasileirão (rodada 33), a Macaca tinha a oportunidade de deixar a degola depois da épica classificação às semifinais da Sul-Americana sobre o Vélez Sarsfield, na Argentina, mas perdeu de 3 a 0, com três gols no primeiro tempo.

Autor(a)

Pedro Moraes

Jornalista, formado pela Universidade Salvador (Unifacs). Possui passagens em vários ramos da comunicação, com destaques para impresso, sites e agências de Salvador e São Paulo. Contato: pedrohmoraessjorn@gmail.com

Deixe seu comentário