Salvador: Capital da velocidade!

Stock Car em SalvadorSalvador será a capital nacional do automobilismo neste final de semana. Pela primeira vez, em 30 anos de história, o Stock Car vai realizar uma etapa no Nordeste e em circuito de rua. Os amantes da velocidade têm encontro marcado neste domingo, Dia dos Pais, no Centro Administrativo da Bahia, para assistir à sexta etapa do Campeonato brasileiro de Stock Car, principal categoria do automobilismo brasileiro.

A realização da prova em Salvador reacende a antiga briga pela construção de um autódromo na cidade. A presidente da Federação Baiana de Automobilismo, Selma Morais, já fez projeto, encaminhou às autoridades, mas, até agora, nada.

Ela espera que, com a visibilidade trazida pela Stock Car, a proposta encontre eco. Outro desejo seu é conseguir uma prova da Fórmula Indy em Salvador. Para isso, Selma conta com o apoio do prefeito João Henrique, que já oficializou o interesse pela corrida.

“Não podemos aceitar passivamente que Paraná e Rio Grande do Sul tenham três autódromos cada um e a Bahia fique montando autódromos provisórios nas ruas para desenvolver um esporte que é paixão do povo brasileiro e do baiano”. A realização desses eventos deixa claro que a Bahia precisa urgentemente disso”, diz Selma.

A Bahia ainda luta por um autódromo, mas pouca gente sabe que a Avenida Centenário já foi palco de grandes “pegas” do automobilismo. As corridas transformavam a região, mas, aos poucos, a modalidade foi desaparecendo em Salvador, e a última prova na Centenário ocorreu em 1972. Essa turma, atualmente com mais de 60 anos, será homenageada hoje pela Federação Baiana de Automobilismo, na solenidade em que o governador Jaques Wagner vai entregar a pista do CAB para a prova de Stock Car. Entre aqueles que se arriscavam na Centenário só por causa da paixão pela velocidade, destacam-se Babinho, Medrado, Zé Luís, Maurício, Mauro, Antônio e, claro, Lulu Geladeira.

Naquela época em que Emerson Fittipaldi estava no auge, o principal ídolo do automobilismo local era Luís Pereira dos Santos, o Lulu Geladeira, chamado de “Professor”, justamente por ser o pioneiro e o mestre de todos. Nos anos 60, quando o automobilismo engatinhava em todo o País, Lulu e seus seguidores davam um show na Centenário

Corrida nos telões por R$ 10 A prova de Stock Car é o segundo evento automobilístico realizado nos últimos anos na capital baiana, que teve a F-Renault em 2005, nas ruas do Comércio. Os ingressos foram esgotados em apenas 48 horas, e, por isso, os organizadores criaram, no próprio CAB, uma área com telões. Onde o povão, pagando R$ 10 (inteira), poderá acompanhar a disputa.

O circuito montado no Centro Administrativo conta com um traçado de aproximadamente 2.800 metros, protegido por barreiras de concreto e alambrados, atendendo a todas as exigências da Confederação Brasileira de Automobilismo.

A estrutura inclui, entre outras coisas, arquibancadas para cerca de 60 mil pessoas, área com telões, camarotes, boxes e sala de imprensa. Com transmissão da Rede Globo, a competição conta com 32 pilotos. Por Antonio Luiz Diniz do Jornal na Metrópole Dicas para quem vai ao GP
Horários e programação de pista
Mapa de localização e áreas

Autor(a)

Deixe seu comentário