Vitória sempre foi uma pedra no sapato do Botafogo; Veja retrospecto

Essa será a terceira vez que os dois times se enfrentam pela Copa do Brasil.

Foto: Felipe Oliveira / EC Vitória / DIvulgação

O Esporte Clube Vitória deu uma pausa no Campeonato Brasileiro, onde ainda não venceu e se encontra dentro do Z-4, e nesta quinta-feira visita o Botafogo pela terceira fase da Copa do Brasil. O jogo de ida está marcado para 19 horas, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. Se tratando do histórico do confronto, especialmente no torneio mata-mata, o Leão sempre foi uma pedra no sapato do clube carioca.

 

Considerando todos os jogos, entre Série A, Série B e Copa do Brasil, o histórico aponta uma vantagem do Rubro-Negro Baiano que dos 45 encontros, levou a melhor em 17 deles, perdeu 14 e empatou outras 14. O Leão marcou 66 gols e sofreu 60. A maior goleada do confronto foi em 2008 quando o Vitória aplicou 5 a 2 no time carioca, pelo Brasileirão, com três gols do meia Ramon Menezes e dois do lateral Marcelo Cordeiro.

Essa será a terceira vez que os dois times se enfrentam pela Copa do Brasil. Em 1997, o Vitória se classificou vencendo por 3 a 0 no Rio de Janeiro, na primeira fase, com gols de Gil Baiano (2x) e Agnaldo. Naquela época, quando o visitante vencia por dois ou mais gols de diferença, eliminava o jogo de volta. O Leão eliminou o São Paulo nas oitavas, mas acabou caindo nas quartas de final para o Grêmio.

Em 2012, um novo encontro entre as duas equipes, pelas oitavas de final. No jogo de ida, empate por 1 a 1 no Barradão. Elkeson marcou para o Glorioso, enquanto Neto Baiano igualou para o Leão. Na partida de volta, no Estádio Nilton Santos, o Rubro-Negro venceu por 2 a 1, de virada, com gols de Pedro Ken e Tartá. O gol do time carioca foi anotado por Elkeson.




Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: [email protected]

Deixe seu comentário