Bahia precisa do brilho da sua estrela

Entre os 40 times que disputam as Séries A e B do Campeonato Brasileiro, existe apenas um que ainda não perdeu nas 11 rodadas disputadas até agora: o Corinthians de São Paulo, justamente o adversário do Bahia no jogo desta tarde, no estádio do Pacaembu. Mas o time baiano, que soma três derrotas na 2ª Divisão, tem história, estrela, e defende nesta partida em São Paulo um tabu de 11 anos sem derrotas para o líder isolado da Série B, com 27 pontos ganhos.

Mais do que nunca o Bahia vai precisar do brilho da sua estrela no jogo desta tarde no estádio do Pacaembu. Além da campanha instável que realiza até agora, em 12º lugar com apenas 14 pontos ganhos em 11 jogos disputados, o time do técnico Arturzinho está literalmente “desfigurado”, modificado para este jogo contra o Corinthians. Do grupo à disposição do treinador no Centro de Treinamentos do Fazendão, ele não conta com 10 jogadores para esta partida da Série B do Campeonato Brasileiro.

A delegação do Bahia chegou ontem à tarde a São Paulo com o time escalado por Arturzinho, mas sem poder contar nesta partida com os jogadores Bruno Cazarine, Charles, Luciano Baiano, Marcelo Ramos, Fausto, Ávine, Emerson Cris, Alison, Cléber Carioca e Rivaldo, desfalques impostos pelos mais diversos motivos, como contusões, suspensões e até falta de condicionamento físico.

Os desfalques lembram muito bem a última vez em que as duas equipes se enfren-taram. Era 30 de novembro de 2003, Edinho Nazareth havia acabado de assumir o comando da equipe. Em uma campanha desastrosa, iniciou uma verdadeira limpa no elenco.

Resultado: o Bahia venceu o Corinthians por 2 a 1, de virada, conquistando assim o único triunfo fora de casa naquela temporada e o último na elite do futebol brasileiro. Do atual elenco, apenas dois jogadores estiveram presentes na partida, no dia 30 de novembro de 2003. Elias e Gilberto foram promovidos pelo ex-treinador em sua chegada ao clube.

Além do tabu de 11 anos sem perder para o Corinthians, o Bahia tem uma outra marca para defender na tarde de hoje. A última vez em que a equipe baiana foi derrotada pelo “Timão” em solo paulista foi em 1990, pela semifinal do Brasileiro daquele ano, quando o Bahia foi eliminado da competição depois de perder por 2 a 1 em São Paulo e empatar em 0 a 0 na Fonte Nova. Depois da vitória, o Corinthians acabou se consagrando, pela primeira vez, campeão brasileiro na final contra o São Paulo.A vez dos reservas O “jogo do ano” promete concentrar as atenções na Série B. Os campeões brasileiros de 1959, 1988, 1990, 1998, 1999 e 2005 se encaram às 16h10, agora na divisão intermediária do futebol nacional. As situações são bem distintas. O Bahia é apenas o 12º colocado, 13 pontos atrás do Corinthians, líder absoluto. O tricolor seguiu ontem, à tarde, para São Paulo com o time em frangalhos. Pisará no gramado do Pacaembu com oito desfalques, grupo composto pelo que restou do elenco. “Fomos adaptando durante a semana com o que temos. No Bahia, miséria pouca é bobagem. O Marcelo chegou um pouco abaixo e perdemos jogadores que não esperávamos”, analisou Arturzinho. No meio da semana, Fausto se juntou a Emerson Cris, Alison, Cléber Carioca e Ávine no grupo dos suspensos. O STJD puniu o volante por uma partida além da automática e o tirou de circulação. As opções escassearam ainda mais com Bruno Cazarine, Luciano Baiano e Charles entregues ao departamento médico. “Temos que chegar lá e cair dentro deles”, anuncia o estreante Jones, novo companheiro do artilheiro Galvão. Contratado junto ao Macaé-RJ, coloca a prova os 12 gols que o credenciaram. Outra novidade é o volante Luciano Totó, uma partida com a camisa do Bahia na Série B. A dupla se junta ao zagueiro Padovani na lista dos jogadores pouco vistos. Com informações da Tribuna e Correio da BahiaResultados da série B desta sexta-feira

Vila Nova 2 x 2 Santo André
Brasiliense 1 x 2 Paraná
Bragantino 0 x 2 Criciúma-SC

Com estes resultados, o Bahia saiu da 12º colocação para a 14º posição

Autor(a)

Deixe seu comentário