Bahia surpreende e vence Corinthians em São Paulo

Após 11 jogos, acabou a invencibilidade do Corinthians na Série B. E o responsável pela queda alvinegra foi o outro campeão de elite presente na Segundona. Mesmo em pior fase e atuando no Pacaembu cheio, o Bahia aproveitou erro de Felipe, venceu por 1 a 0 e decretou o primeiro revés da equipe de Mano Menezes no Brasileiro.

O resultado deixa o Corinthians com 27 pontos e, embora permaneça na liderança isolada, a vantagem para os demais cai para quatro pontos. Tal folga ainda pode ser diminuída para três na conclusão da rodada, caso o Juventude vença o CRB nesta noite. O Bahia, por sua vez, chega a seu 17º ponto.

O primeiro revés alvinegro se deu por dois motivos. O primeiro foi o excesso de erros nos passes e nas finalizações. O segundo, decisivo, foi a falha de Felipe no gol dos baianos. O camisa 1, que na última quinta-feira provocou o Bahia e externou sua antipatia pela equipe tricolor, acabou se destacando novamente, mas pelo lado negativo.

Empurrado por mais de 36 mil pessoas, o Corinthians decidiu começar o jogo com a marcação adiantada para manter seus 100% de aproveitamento em casa. Herrera e Acosta pressionaram os defensores do Bahia próximos à área tricolor. Com maior posse de bola, a equipe alvinegra até conseguiu ter os primeiros lances ofensivos, mas foi o Bahia que abriu o placar.

Elias bateu falta da direita e mandou direto para o gol, contando com falha de Felipe. O goleiro assumiu o erro e acenou para os companheiros pedindo desculpas. A torcida também reagiu e cantou mais alto para incentivar o Corinthians.

A equipe de Mano, porém, errou passes fáceis (Elias e Eduardo Ramos foram os “campeões”) e cruzamentos importantes, principalmente com Denis. As bolas paradas, assim, tornaram-se a principal arma dos anfitriões.

William, Fábio Ferreira e Acosta, de cabeça, e André Santos, em cobrança de falta levaram perigo. Lulinha também chegou perto ao carimbar a trave num raro lance de criatividade por parte do Corinthians. O Bahia, por sua vez, preferiu aproveitar a vantagem e explorar os contra-ataques, mas Felipe teve pouco trabalho.

“A marcação deles está muito forte e erramos muitos passes, isso favoreceu o desarme deles. Vamos tentar acertar no segundo tempo para criar mais chances”, avaliou o camisa 7 Elias. Para tentar consertar essa falha, Mano antecipou seu plano de usar Douglas nos 30 minutos finais e o colocou no lugar de Lulinha na volta do intervalo.

Aplaudido desde sua entrada em campo, o camisa 10 logo elevou a qualidade da armação alvinegra. A conclusão das jogadas, contudo, continuou deficiente. Os erros nos passes também persistiram. Tanto que Eduardo Ramos, devido a sua péssima atuação, deu lugar a Wellington Saci e saiu vaiado.

Ciente da importância de sua façanha nesta tarde, o Bahia fez de tudo para conservar a vantagem. Na defesa, conseguiu anular grande parte das jogadas ofensivas do Corinthians. Mas o grande artifício dos visitantes foi o famoso “cai-cai”. Durante toda a etapa final, os jogadores de Arturzinho caíram em qualquer dividida.

No fim, Mano promoveu a estréia do jovem atacante Careca. Aos 44min, ele conseguiu desviar cruzamento da direita e viu a bola parar nos pés de Acosta, mas o uruguaio teve a finalização defendida por Darci. Aos 47min, Careca teve a última chance. Recebeu pela esquerda e bateu cruzado, perdendo grande oportunidade.

CORINTHIANS
Felipe; Denis, Fábio Ferreira, William e André Santos; Fabinho (Careca), Eduardo Ramos (Wellington Saci), Elias e Lulinha (Douglas); Acosta e Herrera
Técnico: Mano Menezes

BAHIA
Darci; Marcone, Padovani e Rogério; Fábio (Diogo), Luciano Ferreira, Rafael (Douglas), Elias e Adílson; Galvão e Jones (Paulo Roberto)
Técnico: Arturzinho
Local: estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Árbitro: Willian Marcelo Souza Nery (RJ)
Auxiliares: Paulo César Pereira de Freitas (MS) e Ezequiel Barbosa Alves (MS)
Público: 33.205 pagantes (36.487 no total)
Renda: R$ 596.774,00
Cartões amarelos: Denis (Corinthians); Marcone, Elias, Luciano Ferreira, Padovani (Bahia)
Gol: Elias, aos 9min do primeiro tempo
UOL

Outros jogos deste sábado pela série B
Fortaleza-CE 0 x 3 Ponte Preta-SP
América-RN 3 x 0 Marília-SP

20:00 Hs
Juventude-RS 4 x 0 CRB-AL

Próximos jogos
A 13ª rodada será toda disputada na terça-feira. Enquanto o Timão encara o Ceará, fora de casa, às 20h30, o Bahia pega o São Caetano, em casa, no mesmo horário.

Com estes resultados, o Bahia passou a ocupar a 10º colocação.

Deixe seu comentário

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*