Último triunfo do Bahia sobre o Fortaleza fora de casa teve goleada e hat-trick

O último encontro entre os dois times na capital cearense foi em junho de 2023.

Foto: Felipe Santana / Divulgação / EC Bahia

O Esporte Clube Bahia terá um clássico de tricolores nordestinos neste sábado, diante do Fortaleza, às 21h, na Arena Castelão, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. O Esquadrão, que vem de triunfo sobre o Atlético-MG por 3 a 0 em casa, ocupa o 6º lugar, com 42 pontos, enquanto o Leão do Pici aparece na terceira colocação, com 49 pontos, e na última rodada empatou com o Athletico-PR por 1 a 1 na Ligga Arena.

O último encontro entre os dois times na capital cearense foi em junho de 2023, pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo terminou empatado sem gols. Naquela partida, o tricolor baiano era comandado por Renato Paiva e atuou com Marcos Felipe, Cicinho, Kanu, Vitor Hugo, David Duarte e Ryan; Rezende, Nico Acevedo, Thaciano, Ademir e Everaldo.

Após o empate sem gols, o Bahia enfrentou o Fortaleza outras duas vezes, ambas em Salvador. Em outubro de 2023, já sob o comando de Rogério Ceni, o Esquadrão venceu por 2 a 0, pela 28ª rodada da Série A, com gols de Kanu e Rafael Ratão. Em junho deste ano, pelo 1º turno, novo triunfo do Bahia na Arena Fonte Nova, dessa vez por 1 a 0, com gol do volante Jean Lucas.

A última vez que o Bahia venceu o Fortaleza em solo cearense foi em fevereiro de 2021, pela 37ª rodada do Brasileirão. Com grande atuação do meia Rodriguinho, autor de um hat-trick e com direito a pênalti perdido, o Esquadrão, comandado por Dado Cavalcanti, goleou o Leão do Pici por 4 a 0 na Arena Castelão. Rossi também deixou sua marca. De lá para cá, foram três derrotas e dois empates.

No histórico geral, Bahia e Fortaleza já se enfrentaram 46 vezes, com 18 triunfos do time baiano, 15 empates e 13 vitórias da equipe cearense. O Esquadrão marcou 66 gols e sofreu 55. Contando apenas jogos fora de casa, o Bahia enfrentou o Leão do Pici em 24 oportunidades: venceu cinco, perdeu onze e empatou oito.

 

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: [email protected]

Deixe seu comentário