O Itabuna está de volta à elite do futebol baiano após uma década. Após o empate em 1 a 1 no primeiro jogo, no Estádio Pedro Caetano, na cidade de Ipiaú, o Dragão venceu o Jequié por 1 a 0, na tarde deste domingo (24), no Estádio Waldomiro Borges, na cidade de Jequié, pelo jogo de volta da semifinal. O único gol foi marcado pelo lateral João Neto, aos 49 minutos do primeiro tempo. O Itabuna não disputa a Série A do Baiano desde 2012, quando terminou na lanterna, com 11 pontos, e acabou rebaixado. O time havia alcançado o acesso no ano anterior, em 2011, quando foi vice-campeão para a Juazeirense.
O Itabuna agora vai em busca do título da Série B do Baiano em duelo contra o Jacobinense. Em seis edições que disputou (contando a atual), sagrou-se campeão em 2002. Já na Série A do Campeonato Baiano, o Itabuna vai para sua 37ª participação em 2023. Sua melhor campanha foi o vice-campeonato em 1970, quando perdeu para o Bahia na final.
O primeiro time a garantir acesso à Série A do Campeonato Baiano 2023 foi o novato Jacobinense, fundado em novembro do ano passado. Na tarde de sábado (23), o time de Jacobina venceu por 1 a 0 no Estádio José Rocha, após perder por 2 a 1, no Estádio Adauto Moraes. Com o resultado, a decisão da vaga foi decidida na disputa por pênaltis, e quem levou a melhor foi Jacobinense, que venceu por 7 a 6 nas penalidades e conquistou o acesso para elite do futebol baiano, além da vaga na final da Segundona do Estadual.
SEMIFINAIS DA SÉRIE B DO BAIANO
JOGOS DE IDA
SÁBADO, 16/07
15h – Itabuna 1 x 1 Jequié (Pedro Caetano)
DOMINGO, 17/07
15h – Juazeiro 2 x 1 Jacobinense (Adauto Moraes)
JOGOS DE VOLTA
SÁBADO, 23/07
15h – Jacobinense 1 (7 x 6) 0 Juazeiro (José Rocha) (ida: 1×2)
DOMINGO, 24/07
15h – Jequié 0 x 1 Itabuna (Waldomiro Borges)
- Negociação com o Bahia esfria, e Chay encaminha ida para o Cruzeiro
- Indisponível para atuar, Danilo Rios exerce papel de liderança no Jacuipense
- Ex-jogadores de Bahia e Vitória lutam pelo acesso no Brasileiro da Série D
- Volante do Jacuipense define jogo contra o América-RN como o principal da temporada
- Com João Burse, Vitória tem 83% de aproveitamento na Série C