A Copa do Brasil de 2022 tem um detalhe interessante. Atrás apenas da do campeonato de 1996, a atual edição do torneio é a segunda com a participação de mais clubes da elite do Campeonato Brasileiro nas oitavas de final na história. No geral, são 14 equipes da Série A do Brasileirão contra 15 daquele ano na atual fase. Nessa edição, vários clássicos estaduais e nacionais badalam o torneio, entre eles Corinthians x Santos e Atlético Mineiro x Flamengo. O número é idêntico ao de participantes de três edições do torneio: 1998, 1999 e 2000.
Ainda assim, a partir de 2006, quando o principal certame nacional registrou 20 clubes, a atual edição tem o maior número de participantes da elite há 33 anos, quando foi estreada. Estão na disputa do torneio: América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Atlético-MG, Botafogo, Ceará, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Palmeiras, Santos e São Paulo. Somente dois times não figuram na elite: Bahia e Cruzeiro, ambos componentes da Série B.
Após a disputa da atual fase, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizará um novo sorteio. O chaveamento até a final será decidido junto aos confrontos das quartas de final. A decisão está prevista para os dias 12 e 19 de outubro.
- Brasileirão pode ser paralisado após pedido da Associação Nacional dos Árbitros
- Torcida faz campanha para ajudar ídolo do Bahia que está internado após cair da cama
- Bahia está pronto para enfrentar o Athletico-PR; Veja provável time
- Especulado no Bahia, volante é anunciado como reforço do Fortaleza
- Enderson reforça busca do Bahia por reforços para sequência da Série B
- Canaã vence o Vitória e enfrenta o Bahia na final da Copa 2 de Julho