Copa do Brasil 2022 é 2ª com mais clubes da Série A nas oitavas de final

Edição de 2022 perde apenas para 1996, que integrou 15 times da elite do futebol nacional

Foto -  Divulgação/CBF

A Copa do Brasil de 2022 tem um detalhe interessante. Atrás apenas da do campeonato de 1996, a atual edição do torneio é a segunda com a participação de mais clubes da elite do Campeonato Brasileiro nas oitavas de final na história. No geral, são 14 equipes da Série A do Brasileirão contra 15 daquele ano na atual fase. Nessa edição, vários clássicos estaduais e nacionais badalam o torneio, entre eles Corinthians x Santos e Atlético Mineiro x Flamengo. O número é idêntico ao de participantes de três edições do torneio: 1998, 1999 e 2000.

 

Ainda assim, a partir de 2006, quando o principal certame nacional registrou 20 clubes, a atual edição tem o maior número de participantes da elite há 33 anos, quando foi estreada. Estão na disputa do torneio: América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Atlético-MG, Botafogo, Ceará, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Palmeiras, Santos e São Paulo. Somente dois times não figuram na elite: Bahia e Cruzeiro, ambos componentes da Série B.

Após a disputa da atual fase, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizará um novo sorteio. O chaveamento até a final será decidido junto aos confrontos das quartas de final. A decisão está prevista para os dias 12 e 19 de outubro.

 

Deixe seu comentário!