Presente na etapa final de recuperação de lesão no tornozelo esquerdo, o atacante Neymar, do Paris Saint-Germain, continua em constante atuação dentro de campo, pelo menos no quesito de premiação. Pela quinta vez em 14 edições, o jogador ganhou o Samba Gold (o Samba de Ouro), de 2021, dado ao melhor atleta brasileiro que joga fora do país. Vale ressaltar que ele já tinha o posto de maior vencedor da premiação.
A premiação, eleita pelo site “Sambafoot”, conta com a participação de ex-jogadores, jornalistas e internautas em uma votação que credita o vencedor entre 30 nomes previamente escolhidos. Neymar também foi eleito nos anos 2014, 2015, 2017 e 2020. Na última temporada, o camisa 10 da seleção brasileira marcou 17 gols e deu 17 assistências em 46 jogos disputados. Como resultado, ajudou a equipe parisiense a faturar a Copa da França no ano passado e a alcançar a fase das semifinais da Liga dos Campeões.
Além disso, nas duas principais premiações individuais do ano, Neymar conquistou o feito de brasileiro mais bem posicionado, ficando na 16ª colocação na Bola de Ouro e em 10° no Fifa The Best.
Sem atuar desde o fim de novembro do ano passado, ele tem projeção de retorno para o duelo contra o Real Madrid, agendado para acontecer no dia 15 de fevereiro, válido pelo jogo de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões.