Vitória é absolvido da acusação de racismo em jogo no Barradão

Na ocasião, o Vitória emitiu uma nota de repúdio e disse trabalhar para identificar o criminoso.

Foto: Gabrielle Gomes

Em julgamento realizado nesta quarta-feira, o Esporte Clube Vitória foi absolvido (por três votos a dois) da acusação de racismo ocorrida no ano passado, quando o goleiro Rodolfo, do Doce Mel, foi chamado de “macaco” por um torcedor do Leão durante partida pelo Campeonato Baiano. Na ocasião, o Vitória emitiu uma nota de repúdio e disse trabalhar para identificar o criminoso. Após o episódio, o arqueiro fez um forte desabafo (leia aqui).

 

“Esse ato não representa nosso clube e muito menos a nossa torcida, que é a torcida mais negra do Brasil. O clube já está trabalhando para identificar o criminoso e não medirá esforços para isso. Estaremos à disposição das autoridades responsáveis para cooperar na resolução do caso”, disse o Vitória na ocasião.

No início deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 14.532, de 2023, que equipara o crime de injúria racial ao de racismo, aumentando a pena de um a três anos para de dois a cinco anos de reclusão. Ainda, segundo a proposta, o crime de racismo realizado dentro dos estádios terá também pena de dois a cinco anos. Isso valerá no contexto de atividades esportivas, religiosas, artísticas ou culturais. Enquanto o racismo é entendido como um crime contra a coletividade, a injúria é direcionada ao indivíduo.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: [email protected]

Deixe seu comentário