CBF muda critérios de classificação para Copa do Brasil de 2024

A entidade encerrou as vagas para a competição via ranking nacional de clubes.

Lucas Figueiredo/CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou uma modificação importante nos critérios de classificação da Copa do Brasil, que passa a valer para a edição de 2024. A entidade encerrou as vagas para a competição via ranking nacional de clubes, ou seja, os clubes agora se classificam para o torneio apenas pelos Campeonatos Estaduais, utilizando o ranking das federações.

 

Das 92 equipes que irão disputar a Copa do Brasil em 2023, 10 conseguiram suas vagas via o ranking nacional de clubes, sendo eles: Santos, América-MG e Bahia (que estão na Série A), além de Ceará, Juventude, Chapecoense, Avaí, Vitória e Ponte Preta (que disputam a Série B). Guarani e Criciúma, que estão empatados no ranking, participarão de um sorteio, com data ainda a ser divulgada pela CBF. Bahia e Vitória garantiram classificação pelo ranking da CBF, já que foram eliminados na primeira fase do Baianão.

Na edição de 2024, a CBF vai utilizar o ranking das federações. Federações mais bem colocadas, São Paulo e Rio de Janeiro terão direito a seis vagas via competições locais; Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná a cinco vagas; Ceará, Goiás, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Mato Grosso, Pará e Maranhão, a três; enquanto os demais estados a apenas duas vagas.

Para todas as federações com direito a três vagas, as duas primeiras terão que ser obrigatoriamente destinadas ao campeão e vice de cada estadual, com a terceira ficando a critério de cada entidade que pode concedê-la em um torneio seletivo. Nos casos das federações com cinco ou seis vagas, a obrigatoriedade da distribuição via campeonatos estaduais sobe para três.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário