Dado Cavalcanti será mais um técnico a disputar o Ba-Vi pelos dois lados

Treinador conquistou a Copa do Nordeste 2021 pelo Esquadrão e tenta título do Baianão pelo Leão

Distantes da liderança da atual edição do Campeonato Baiano, Vitória e Bahia vão medir forças na próxima quarta-feira (02). Pela quarta rodada do estadual, o Leão da Barra e o Esquadrão de Aço volta a se encontrar após 10 meses, quando duelaram também pelo estadual. Além da rivalidade tradicional, o primeiro Ba-Vi do ano vai adicionar mais um técnico à lista de treinadores com passagens pelos dois clubes.

 

Responsável pelo comando técnico do Rubro-Negro, Dado Cavalcanti assumiu o time em dezembro do ano passado, quatro meses após ser desligado do Tricolor.

Dentre treinadores de destaque, profissionais mais antigos como Cao Júnior, Joel Santana e Vadão foram alguns que conquistaram o posto de comandar os dois lados da moeda, segundo o levantamento do jornalista Rafael Teles, do site “ge.globo.com” juntamente com o jornalista e historiador Paulo Leandro.

Além deles, técnicos como Paulo César Carpegiani, Arturzniho e Geninho também vestiram os dois mantos.

No caso de Carpegiani, ele disputou o seu primeiro Ba-Vi em 2009, quando conquistou o título do estadual pelo Vitória. Aproximadamente 10 anos depois, afastou o fantasma da zona de rebaixamento, desta vez, comandando o Bahia.

Eugênio Machado Souto, conhecimento popularmente como Geninho, esteve no Leão em quatro momentos diferentes, o mais recente deles de 2019 a 2020. Contudo, pelo Esquadrão, ele faturou um vice-campeonato, no ano de 1997.

Por fim, na memória dos torcedores baianos – na maior parte de forma carinhosa -, o técnico Arturzinho defende o posto de ex-técnico dos dois lados da rivalidade tal qual ex-jogador. Fora das quatro linhas, ele conquistou o Nordestão com o Rubro-Negro em 1997, vencendo o rival por 3 a 0. Já pelo Tricolor, Arturzinho levou a equipe de volta à Série B do Campeonato Brasileiro em 2006.

Autor(a)

Pedro Moraes

Jornalista, formado pela Universidade Salvador (Unifacs). Possui passagens em vários ramos da comunicação, com destaques para impresso, sites e agências de Salvador e São Paulo. Contato: pedrohmoraessjorn@gmail.com

Deixe seu comentário