Entenda o impasse entre Rossi e Bahia sobre a cláusula de renovação

o atacante diverge do Bahia e contabiliza todas as partidas disputadas pelo clube

O rebaixamento para Série B gerou um ‘rebuliço’ no Esporte Clube Bahia, com mudanças em todas as áreas, demissões em massa e a tal da readequação salarial em virtude da queda do orçamento em 44%, ficando em R$ 95 milhões para a temporada 2022. Com a queda, obviamente, muitos jogadores preferiram não permanecer diante da possibilidade de seguir atuando na Série A por outro clube. É o caso do atacante Rossi, que mesmo com uma renovação automática encaminhada, decidiu não permanecer.

 

Rossi não se reapresentou com o elenco do Bahia e, nas redes sociais, publicou imagens na Prainha, sua cidade natal, no estado do Pará. A situação foi exposta pelo presidente Guilherme Bellintani, em coletiva de imprensa realizada na última quarta-feira.

“Rossi teve uma renovação automática no contrato. Ele informou ao clube que não desejava mais seguir em 2022. Estamos avaliando a situação jurídica. Mas só queremos no elenco quem queira estar aqui”, disse Bellintani.

Contratado em janeiro de 2020, após passagem pelo Vasco, Rossi assinou até o fim de 2021, com uma cláusula de renovação automática por mais uma temporada em caso de disputa de 60% dos jogos em 2021. Para o clube, essa meta foi alcançada; mas, para o jogador, não.

Segundo informação do “ge”, o Bahia afirma que o contrato trata expressamente de jogos disputados pela equipe principal. Portanto, as partidas pelo Campeonato Baiano disputadas pela equipe de aspirantes, no início da temporada, não fazem parte das contas do clube. Neste caso, Rossi foi a campo em 69,3% dos compromissos do Tricolor em 2021 (43 de 62).

Contudo, o atacante diverge do Bahia e contabiliza todas as partidas disputadas pelo clube na temporada. Ele entende que jogos do Campeonato Baiano, competição de nível profissional, deve integrar as contas. Dessa forma, ele foi a campo em 58,9% das partidas (43 de 73).

“Nós tínhamos uma opção de renovação automática, prevista no contrato que se encerrou. O contrato se renova automaticamente se atingida metas, que foram atingidas. Se as duas partes se manifestam para não renovar, o contrato não é renovado. Estamos avaliando juridicamente e também, principalmente, do lado anímico. Teremos que cobrar em 2022 que quem entre em campo queira entrar em campo pelo Bahia. Isso será determinante”, continua Bellintani.

Rossi chegou no Bahia no início de 2020, e ao todo, disputou 95 jogos, com 13 gols marcados e 12 assistências. Recentemente, teve seu nome ligado a Athletico-PR e São Paulo. O Furacão teria feito uma sondagem e se assustado com o salário e não avançou para uma proposta. Por outro lado, ele foi oferecido ao clube paulista, que não se interessou.

 

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário