Clubes pernambucanos podem ser prejudicados devido invasão em jogo do Santa Cruz

Confederação Brasileira de Futebol chamou atenção para remanejamento de de partidas na capital pernambucana caso a segurança esteja comprometida pela Polícia Militar

Na última terça-feira (19), o Santa Cruz perdeu a classificação para o Floresta em duelo ocorrido na Arena de Pernambuco, pela Pré-Copa do Nordeste 2022. Como resultado, torcedores da Cobra Coral invadiram o gramado para cobrar soluções. Nesse sentido, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) encaminhou, nesta quinta-feira (21), um ofício à Federação Pernambucana de Futebol, no qual ameaça remanejar as partidas marcadas para acontecerem no estado caso a composição da Polícia Militar esteja comprometida para a segurança das partidas.

 

Em contrapartida, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco informou, em ofício à CBF, que designou aproximadamente 50 agentes militares para realizar a segurança na área interna da Arena. Além disso, qualificou outros 80 para atuar na área externa. No esclarecimento descrito no documento, a SDS reitera ainda que, conforme o artigo 14 do Estatuto do Torcedor, a segurança do evento é de inteira responsabilidade “da entidade da prática desportiva detentora do mando do jogo e de seus dirigentes”.

Já o presidente licenciado do Santa Cruz, Joaquim Bezerra, atribuiu a culpa ao poder público em razão da falta de policiamento na parte interna do estádio.

“A Arena de Pernambuco teria que ter policiamento. O Estatuto do Torcedor, que é uma lei federal, prevê que tem que existir policiamento e segurança pública dentro do estádio. Então, o Santa Cruz não tem nenhuma responsabilidade por não ter tido policiamento dentro do estádio. O que a gente precisa entender é que a segurança pública é coisa do Governo, não do clube de futebol.”

Portanto, com a eliminação na 2ª fase do torneio classificatório, o Santa Cruz fica sem jogos oficiais marcados, até então, em 2020.

Autor(a)

Pedro Moraes

Jornalista, formado pela Universidade Salvador (Unifacs). Possui passagens em vários ramos da comunicação, com destaques para impresso, sites e agências de Salvador e São Paulo. Contato: pedrohmoraessjorn@gmail.com

Deixe seu comentário