Vitória bate o Bahia, derruba tabu no Barradão e amplia invencibilidade no Ba-Vi

Vitória e Bahia fizeram o primeiro Ba-Vi sem torcida na história

Foto: Enaldo Pinto / Insta: @enaldo_santos_pinto

Vitória e Bahia se enfrentaram neste sábado no Estádio Manoel Barradas, pela 3ª rodada da Copa do Nordeste, no primeiro clássico Ba-Vi de 2021, o de número 493, e o primeiro da história sem torcida, por conta da pandemia do coronavírus. Foi a primeira vez que os treinadores Dado Cavalcanti e Rodrigo Chagas estiveram na beira do gramado em um Ba-Vi principal. No ano passado, Dado venceu o Leão nesse mesmo estádio com a equipe de transição por 2 a 1, pelo Campeonato Baiano. Já Chagas, que treinou o sub-20 do Leão antes de ser efetivado como técnico da equipe principal, tem muita vivência em Ba-Vis nos tempos de jogador.

 

Com um time formado por muitos jogadores formados na base, o Vitória foi superior ao Bahia e venceu merecidamente pelo placar de 1 a 0, com gol marcado pelo jovem atacante Samuel, aos 12 minutos do segundo tempo. O Rubro-Negro quebrou o TABU de quase quatro anos sem vencer o maior rival no Barradão e aumentou a invencibilidade no Ba-Vi, agora não perde há cinco jogos (3 empates e duas vitórias), considerando jogos dos times principais.

Com a vitória, o Leão chega aos 6 pontos e salta para o 2º lugar no Grupo B, com a mesma pontuação do Fortaleza, que ainda entra em campo. Já o Esquadrão caiu para o 4º lugar no Grupo A, com 4 pontos, e pode deixar o G-4 até o complemento da rodada. Vale lembrar que o time de Dado Cavalcanti ainda não venceu no Nordestão, com um empate e uma derrota. No triunfo contra o Salgueiro, quem jogou foi o time de transição.

O primeiro tempo do Ba-Vi foi fraco e sem muita emoção no Barradão. Apesar da escalação ofensiva, com apenas um volante e três atacantes (além de Rodriguinho que é quase um atacante), o Bahia não conseguiu criar uma jogada de perigo ao adversário. Além disso, deu muito espaço ao Vitória, que trocou passes, mas não soube aproveitar. A única oportunidade clara da primeira etapa foi do Leão, aos 34 minutos. David chutou fraco de fora da área e Douglas rebateu. Samuel ia pegar o gol aberto, mas Patrick de Lucca deu um carrinho providencial e afastou o perigo.

O Vitória voltou para o segundo tempo mais incisivo e seguiu encontrando espaços na defesa do Bahia, mas sempre era bloqueado no momento das finalizações. Aos 12 minutos, o atacante Samuel recebeu de Gabriel Santiago na entrada da área e bateu colocado no canto de Douglas para abrir o placar no Barradão. Depois do gol, o Bahia tentou acordar para o jogo, mas só ameaçou em jogadas pelo alto, todas sem sucesso, perdendo chances com Rossi, Rodriguinho e Gilberto. Aos 50 minutos, o volante Patrick de Lucca foi expulso no banco de reservas.

O próximo compromisso do Esporte Clube Vitória é novamente um clássico Ba-Vi, porém, agora enfrentando a equipe de transição do Bahia, comandada por Cláudio Prates, em duelo válido pela 5ª rodada do Campeonato Baiano, marcado para quarta-feira (17), às 18h, no Estádio Metropolitano de Pituaçu. Pela Copa do Nordeste, o Leão só volta a jogar no dia 21, domingo, contra o Sampaio Corrêa, no Estádio Castelão, em São Luís do Maranhão. Já o Esporte Clube Bahia, de Dado Cavalcanti, terá uma semana livre para treinar visando o duelo contra o Sport-PE, agendado para o próximo sábado (20), às 16h, no Estádio de Pituaçu, pela 4ª rodada do Nordestão.

FICHA TÉCNICA
VITÓRIA 1 X 0 BAHIA
Copa do Nordeste – 3ª rodada

Local: Barradão, em Salvador
Data e Horário: 13/03/2021 (sábado), 16h
Árbitro: Wagner Reway (PB)
Assistentes: Oberto da Silva Santos (PB) e Kildenn Tadeu Morais de Lucena (PB)

GOL: Samuel (Vitória)

VITÓRIA
Lucas Arcanjo, Van (Guilherme Rend), João Victor, Wallace e Pedrinho; Gabriel Bispo, João Pedro e Gabriel Santiago (Ygor Catatau); Vico (Cedric), Samuel (Wesley Pionteck)  e David. Técnico: Rodrigo Chagas.

BAHIA
Douglas; Nino Paraíba, Lucas Fonseca, Juninho e Juninho Capixaba (Matheus Bahia); Patrick (Marco Antônio), João Pedro (Daniel) e Rodriguinho; Gabriel Novaes  (Thiago Andrade), Gilberto e Rossi (Alesson). Técnico: Dado Cavalcanti.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário