Em nota, Polícia do Rio de Janeiro explica porque indiciou jogador do Bahia

É aguardado ainda hoje um posicionamento do Bahia acerca do assunto.

Como era esperado por se tratar de um assunto “cuidado” por uma delegacia do Rio de Janeiro, onde o acusado foi condenado antes mesmo de ser ouvido, o meia Ramírez, do Esporte Clube Bahia, foi indiciado por crime de injúria racial contra o volante Gerson, do Flamengo, que em tese é o mesmo que imputar a determinada pessoa a prática de um fato punível no inquérito policial, bastando para tanto que haja indícios razoáveis da autoria, e não certeza, logo, tal iniciativa ainda precisa que o inquérito seja enviado para Ministério Público que caberá decidir OU não pela apresentação da denúncia. É aguardado ainda hoje um posicionamento do Bahia acerca do assunto.

 

Veja nota da Polícia Civil:

“Policiais civis da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) indiciaram, nesta quinta-feira (04/02), o jogador Ramirez, do time de futebol do Bahia, pelo crime de injúria racial contra Gerson, do Flamengo. No dia 20 de dezembro de 2020, durante uma partida de futebol entre os dois clubes, o atleta do rubro-negro alegou ter sido chamado de negro pelo jogador da equipe baiana.

O fato aconteceu logo após o gol do Bahia. Bruno Henrique, atleta do Flamengo, fingiu dar um chute na bola e Ramirez reclamou. Gerson teria dito algo após a saída de bola. Neste instante, o jogador da equipe baiana passou correndo ao seu lado e teria dito: “Cala a boca, negro”. Tal frase motivou a imediata indignação de Gerson pela ofensa racista, que reclamou com o árbitro do jogo e com o treinador do Bahia.

De acordo com a Decradi, testemunhas foram ouvidas, a súmula do jogo e imagens da partida foram analisadas e comprovam a indignação imediata de Gerson ao ouvir a ofensa racial. Além disso, em depoimento, seus companheiros de equipe acrescentaram que o jogador ficou muito abalado com a agressão, cabisbaixo e apresentou comportamento diferente do normal no vestiário e se recusou a encontrar parte do elenco após o jogo, pois estava triste com o fato ocorrido. Em depoimento, declarou que ficou tão indignado que após o encerramento da partida, ainda no gramado, precisou desabafar a indignação durante uma entrevista. Ramirez, no entanto, negou a injúria racial e afirmou que apenas disse “joga rápido, irmão”.

Segundo a Decradi, as investigações comprovam a dinâmica do fato e a versão da vítima, desde o momento em que disse ter sofrido a agressão injuriosa por preconceito até seu comportamento após o término da partida”.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário