BA-VI: Vitória venceu, Bahia perdeu, e daí, qual o balanço?

Esses debates todos no que vai de ano em ano encontros e desencontros, fizeram-me ter os seguintes pensamentos: Será que já é hora de fazer um balanço do ano de 2017 ? Será que com toda a expectativa criada pela manutenção do Vitória e a ascensão (No velho Oeste ele… ririri) do Bahia, estamos hoje próximos do patamar que, no final do ano passado, imaginamos que estaríamos?

Ora, como requer todo Planejamento, as avaliações periódicas são fundamentais para se ter maior garantia que os objetivos são minimamente possíveis de serem alcançados. Então vamos à análise.

Engraçado que existia certa euforia no início do ano. Cada torcida apostando mundos e os fundos (oia !) que sua estratégia era a melhor e que traria os melhores resultados. Era rodízio, jovens promissores ou velhinhos cheios de emoção (calma, não me refiro ao nosso glorioso Peixon…. oia !). digo, o querido Paulinho Fernando. No entanto, parece que ninguém acertou completamente (erramos pra cacete ! ririri) e agora vemos, claramente, que os defensores das estratégias estão, como diria o Comendador, tentando “salvar los muebles” para não ficar mal na fita. Ou seja, erramos, mas estamos criando desculpas para dizer que não erramos tanto.

Vamos lá

Na avaliação, Juba x Fusca (oia) no que vai de ano, temos o seguinte panorama:

Baianinho: O Vitória fez melhor campanha.

Copa do BR: O Vitória foi mais longe. Ainda que com participação insatisfatória.

Copa do NE: O Bahia fez melhor campanha com 1 ponto a mais. No entanto, perdeu a vantagem, pois perdeu o ViSa.

Dado (oia !) este panorama, eu pergunto aos meninos e às meninas:

Algum dos dois times jogou um futebol convincente ou de um nível que pudêssemos crer que faremos uma campanha decente na Serie A ?.

Os treinadores, apesar de não serem nenhuma Brastemp, tem material humano para fazer mais ?

A RESPOSTA DE QUALQUER PESSOA NORMAL SERÁ: NÃO !!

Tenho a esperança de crer que já estamos crescidos (vice maria !) para enxergar esta verdade sem as desculpas de sempre. Aí o Juiz é malvado, aí Ednaldo é um bandido, etc. Até mesmo porque, nenhum juiz ou Ednaldão interferem se o jogador ruim é ruim ou se o treinador ruim é ruim.

Eu acho engraçado de ver como algumas avaliações feitas no blog, comparando os jogadores de Bahia e Vitória, concluem que uns são melhores que outros. Pode até ser, mas no final, virá a pergunta FATAL: E daí ? E esse nível melhorzão conseguirá o que a nível nacional?


Conclusões:

No início do ano, superestimamos a capacidade de ambos os clubes planejarem, contratarem e construírem um bom e competitivo elenco.

Somos muito desassuntados (oia !) de ainda acreditar ou dar (oia !) créditos de confiança a eles. Faço uma ressalva no caso do Vitória, por ter uma diretoria nova. Porém, imaginem vocês e vicês (oia !) que Sinval deu uma entrevista dizendo que o Vitória terá time forte no Brasileiro. Ou seja, não temos time forte agora ? E lado do Bahia ? Vixe, não vou nem falar pra não relatarem até meus desassuntos pretéritos. Deixo para as mininas opinarem. ririri

Aviso aos navegantes: Se não melhorarmos muito, será Pau (oia !), viola. Não temos jogadores diferenciados, ou se temos eles não estão demonstrando na prática esta qualidade.

P.S. Mesmo vencendo o baiano e/ou a Copa do NE, não acho que a análise muda dado (oia) o nível das competições. Inclusive por isso, não faz diferença escrever este texto agora ou depois das finais.

Vovo Mundico – Torcedor do Vitória, amigo e colaborador do BLOG

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário