Festas no Rio com o suor do Brasileiro. As olimpíadas!

Apesar de ser qualificada, como cidade maravilhosa, não sou fascinado, pelo Rio e, até estranhável, como baiano e usuário do litoral, mas prefiro Curitiba e São Paulo, visitando-as no mínimo anualmente. Depois de 5anos, estive na capital carioca, por um curto período de quatro dias. Como novidade, fui visitar o Museu do Amanhã, realmente, uma grande obra de arquitetura e com interessantes atrativos, que esperava superiores, pelo tamanho do investimento.

O Rio ainda continua como um canteiro de obras, visando jogos olímpicos. Estão fazendo uma magnífica recuperação na área do porto e o centro está um inferno pela construção de linhas do VLT, cuja parte foi inaugurada. Dizem que há irresponsabilidade, pois parte da Avenida Rio Branco vai ser usada pelo VLT entre os pedestres (multidão) e os freios do VLT não são instantâneos. Para evitar acidentes, tiveram a ideia de inserirem batedores (motos) à frente do “trem”. Se fosse aqui, em Salvador, a gozação seria geral. Estão construindo viadutos, cidade olímpica e muitos equipamentos.

Disseram-me que desde primeiro governo do PT, (já tinha conhecimento) que o Lula projetou a conquista dos cariocas (sempre contrários ao governo federal e ao próprio Partido dos Trabalhadores), visando o seu projeto de poder. Teve o Lula dois espertos aliados, o Prefeito anterior e o atual Eduardo Paes, que com o antigo Governador Sérgio Cabral, bajularam o petista e o resultado? Haja dinheiro para o Rio de Janeiro.

Houve os jogos PANAMERICANOS e se aproximam as Olimpíadas. É muita grana para o Rio. Dizem que vale o investimento, porque o Rio é a porta de entrada para o turista internacional. Impressionante que as demais cidades se calam e nossos políticos se acomodam covardemente, pois é uma conversa para boi dormir.

O Rio é realmente uma cidade maravilhosa. A vista do Corcovado é impar. Há qualidade de vida. O povo é alegre e cativante, mas NÃO É JUSTO que todos nós brasileiros fiquemos a bancar estas festas, para uma exclusiva cidade. O Rio de Janeiro está sem dinheiro até para pagar seus funcionários, manter hospitais (os doentes sofrem), etc., MAS HÁ UMA ENXURRADA DE OBRAS. O Dinheiro vem de onde? Do Rio, não é, mas DE TODOS NÓS. Segundo comentaristas, a Grécia fora para “falência”, por causa destes jogos e o Brasil, nesta situação de crise, gastando, gastando, há muito tempo, PARA O RIO DE JANEIRO.

Estes jogos vão deixar um extraordinário legado, MAS SOMENTE PARA OS CARIOCAS e as dívidas para todos nós. Disseram que a Copa iria deixar um grande legado, para Salvador; ficamos limitados somente ao Estádio e até as obras do aeroporto ainda se arrastam. A estação marítima até hoje não foi inaugurada. O VLT prometido até hoje no papel.

Dizem que o Rio é a porta de entrada para o turismo internacional. Sim, não há dúvida, mas é porta de entrada e DE SAÍDA. Ninguém vai para o Rio, por exemplo, para depois visitar Salvador. Por isso, que os paulistas sempre se revoltam, pois os próprios cariocas fazem as gozações ao dizerem que o paulista trabalha, para eles curtirem.

Mas os cariocas têm o seu direito na defesa de seus interesses e estão de parabéns, mas todos brasileiros restantes se tornam babacas. Temos que acabar com estas preferências. Os nossos políticos dos demais Estados são fracos e cegos, pois não vislumbram uma situação real. As Olimpíadas poderiam ser realizadas em cidade menor, como por exemplo, Salvador, ou no mínimo pulverizar suas competições, como fizeram com o futebol. É um absurdo que os esportes náuticos ficassem sediados também no Rio com toda a poluição da baia da Guanabara e da Lagoa Rodrigo de Freitas. O pior, dizem, que não está havendo interesse maior, por causa da zika, situação financeira do país e frequentes exibições de assaltos e tiroteios nas favelas, além da dúvida da qualidade das obras, por causa do recente desabamento, causado por uma simples onda.

Somos uma Federação e temos que dar um stop para o governo federal bancar as festas cariocas. Vocês jovens deste blog comprem esta briga e defendam a nossa Bahia e o nosso nordeste. Temos que começar pela CBF transferindo-a para outra cidade brasileira.

Atahualpa – Torcedor do Vitória, amigo e colaborador do BLOG

Autor(a)

Deixe seu comentário