Contratado no início de abril junto ao Internacional, o meia Carlos De Pena ainda não teve chance como titular no Esporte Clube Bahia, porém, vem sendo utilizado com frequência pelo técnico Rogério Ceni entrando no decorrer dos jogos. Até aqui, o uruguaio disputou 7 jogos e deu uma assistência para o gol de Rafael Ratão no triunfo sobre o Botafogo por 2 a 1 no Engenhão.
O contrato de De Pena encerra em dezembro deste ano, ou seja, em julho já pode assinar um pré-contrato com outro clube, porém, ele prefere ficar mais tempo no Bahia. Em entrevista, ele falou que foi fácil aceitar a proposta do Esquadrão, e não pensou duas vezes após a ligação de Cadu Santoro e o projeto apresentado.
“A escolha foi fácil. Quando o professor ligou, o Cadu [Santoro] ligou para mim, apresentaram o projeto no Bahia. E escolha foi fácil, sei o tamanho do clube, que quer atingir metas altas. E conseguiu montar elenco muito qualificado. O tempo de contrato, por mais que seja até o final do ano, confio que vou ficar aqui mais tempo, é o meu desejo. Mas isso eu tenho que demonstrar dentro de campo. Desde o momento que cheguei buscar dar o meu melhor, mostrar que posso ser uma peça importante”, disse o jogador.
Natural de Montevideo-URU, Carlos María de Pena Bonino foi revelado pelo Nacional-URU e acumula passagens por clubes europeus, como Middlesbrough, da Inglaterra, Real Oviedo, da Espanha, e Dínamo de Kiev, da Ucrânia. Desembarcou no futebol brasileiro em 2022 para defender o Internacional.
Na primeira temporada pelo Colorado em 2022, Carlos de Pena disputou 43 jogos, com 5 gols e 7 assistências. Em 2023, foram 54 partidas, com 5 gols marcados e 7 assistências. Em 2024, ele atuou apenas cinco vezes, marcando um gol. Ao todo, pelo Colorado, foram 102 partidas, com 11 gols marcados e 14 assistências.