Debate com Viáfara: um evento emocionante

Goleiro Viafara do VitóriaO que é e como se forma um ídolo? Quem participou da primeira edição do projeto “Encontro Com o Ídolo”, na manhã de sábado (9), no auditório do Salvador Trade Center, pôde obter essa resposta, personalizada na figura do ex-goleiro rubro-negro Julián Viáfara. Foram quase três horas de explanação, debate e homenagens.

Inicialmente, o vice-coordenador Thiago Matos fez a apresentação do Movimento Somos Mais Vitória, com a exibição da configuração do Movimento, das ações realizadas e dos projetos futuros. Em seguida, foi projetado o vídeo editado pelo MSMV em homenagem ao goleiro, incluindo depoimentos dos torcedores. Viáfara, visivelmente emocionado, não conteve as lágrimas e chorou copiosamente.

Trajetória – Depois de um bom tempo com a voz embargada, o goleiro finalmente começou a falar, tratando, inclusive, de assuntos desconhecidos da maioria. Lembrou de seu início, ainda garoto, como jogador de linha, sem nenhum sucesso, sendo empurrado cada vez mais em direção ao gol, onde conseguiu se encontrar. Revelou a questão do narcofutebol na Colômbia, onde os principais clubes eram controlados pelos maiores traficantes do país. Com a queda desses traficantes, relatou, instalou-se uma crise no futebol colombiano, o que acabou influenciando sua vinda ao Brasil, através do Atlético/PR.

O goleiro revelou que sua chegada à capital baiana gerou um grande choque inicial, por causa das diferenças climáticas e culturais. Em seguida, para surpresas de muitos, ele disse que sentiu muita diferença entre a infraestrutura do Vitória em relação à do Atlético Paranaese, assim como na comparação entre Salvador e a cidade de Curitiba. Mas, bastou pouco tempo para que ele passasse a se identificar com realidade local e também com o Rubro-Negro. Continue lendo aqui

Autor(a)

Deixe seu comentário