Série B não permite erros

Ou poderíamos dizer que a série B do Brasileirão 2010 não admite muitos erros. Tinham muitos cronistas e torcedores acreditando que a ausência de grandes times como Vasco, Corínthians, Grêmio, Atlético/MG e tantos outros considerados grandes que passaram pela segunda divisão, faria da série B 2010, um caminho facilitado para o Esporte Clube Bahia retornar à divisão de elite do futebol nacional.

Tudo não passou de engano. A série B 2010 vem mostrando um menor equilíbrio em relação aos anos anteriores. A dinâmica desse ano tem sido: “Ou está bem ou está mal”. E não estou falando de “achismo” e sim de números. Não existe o meio termo na série B 2010. A começar pelo aproveitamento dos times que ocupam as quatro primeiras colocações na 12ª rodada. Esses times já conquistaram no mínimo sete vitórias e o quarto colocado tem 64% de aproveitamento. Em 2009, na 13ª rodada, seis vitórias e 58% de aproveitamento garantia a quarta colocação na competição.

A análise da tabela leva a conclusão de que os quatro primeiros times estão muito melhores do que a maioria dos demais. As chamadas “‘zebras” têm acontecido muito pouco e os favoritos têm confirmado a fama. O Bahia, por exemplo, faz sua melhor participação após 2004, mas mesmo com os 56% de aproveitamento, o time baiano continua com três pontos de diferença para o G4 e ocupa a sétima colocação. Times como Figueirense, Coritiba, Náutico e Portuguesa vêm pontuando em quase todas as rodadas e sobram na tabela, abrindo diferença de pontos sobre seus adversários. Em 2009, já na 13ª rodada, com 23 pontos, o Atlético/GO era vice-líder. Esse ano, uma rodada antes, os 23 pontos só garantem a quarta colocação.

Esses números comparam 2010 com 2009, e a série B de 2009 já foi considerado mais forte que 2008. Em 2008, o Barueri foi o último classificado para a série A e fez 63 pontos. Já em 2009, o Atlético/GO subiu em quarto, com 65 pontos. Neste ano de 2010, a continuarem os números, o último classificado deverá ter entre 69 e 71 pontos, com 21 vitórias.

Todos nós desejamos o acesso do Bahia para a série A, mas é preciso que o tricolor embale na competição mais uma vez, assim como foi nas primeiras rodadas. Manter o equilíbrio e a estabilidade no futebol será fundamental. Ninguém espera que o Bahia vença tudo, mas é necessário que o tricolor consiga sequências de pelo menos duas vitórias consecutivas, em intervalos de três a quatro rodadas. Como estabilidade no futebol depende de um bom elenco, isso significa que a diretoria do Bahia deve ficar atenta para essas questões.

Leia essa e outras matéria em Aqui Blog da Galeria Tricolor

Veja também
São Caetano derruba o Bahia para o sétimo lugar
Ingressos de Bahia x Paraná serão vendidos neste domingo
Bahia com dois desfalques e uma dúvida contra o Paraná
Renato Gaúcho elogia postura do Bahia contra o ASA

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário