Bahia é mais forte com Pituaçú Lotado

Os torcedores têm reclamado que Pituaçú não tem feito a diferença como mando de campo do Bahia. Desde a série B de 2009, o tricolor volta e meia sofre um resultado negativo neste estádio, inclusive contra times considerados “fracos”, como Brasiliense, Duque de Caxias, dentre outros.

Muitas teorias são especuladas para explicar o menor rendimento tricolor dentro do Estádio de Pituaçú. Uma delas, é que o aumento repentino no valor do ingresso em 2009 estaria fora da realidade do baiano, o que levou à mudança do perfil do torcedor que frequenta o estádio. O torcedor atual seria menos participativo e elitizado, enquanto que o público da Fonte Nova era mais popular e empurrava o tricolor. No Octávio Mangabeira, o Bahia chegou a construir grandes períodos de invencibilidade, completando muitos jogos sem perder e com rendimentos acima de 70%.

Verdade ou não, o que se pode analisar, baseado nas súmulas, é que nos jogos em que o tricolor conseguiu levar mais de 25 mil pessoas ao estádio de Pituaçú , o efeito caldeirão fez a diferença. Fora o Vitória, o Bahia venceu os outros adversários. Podemos citar os bons triunfos contra o Vasco, o São Caetano e o Guarani, todos em 2009. E mais recentemente o triunfo contra o Sport. No entanto, quando o jogo tem menor apelo de público, o tricolor costuma “escorregar”, empatando ou perdendo jogos que outrora seriam considerados ganhos, sem qualquer possibilidade de outro resultado, salvo uma zebra esporádica e alarmante. Assim, o Bahia perdeu ou empatou jogos importantes em 2009, que fizeram a diferença na campanha apresentada pelo tricolor.

A conclusão imediata que faço, é que o estádio lotado termina por compensar a fragilidade técnica do “esquadrão de aço”. Logo, vejo como fundamental o apoio do torcedor tricolor no Estádio de Pituaçú. Colocar mais de 25 mil pessoas naquele estádio significa fazer muito barulho e pressão na cabeça dos nossos adversários. A diretoria do Bahia também poderia pensar em promoções que atraíssem o torcedor para o Estádio. Se tem sido tão difícil a volta por cima do nosso tricolor, que façamos acontecer… na raça, na pressão.

Matéria disponível no www.baheameuesquadrao.blogspot.com

Veja também

Márcio Araújo acompanha o Bahia no Nordestão
Jancarlos reforça o Bahia na Série B do Brasileiro
Bahia passa Flamengo e é a maior torcida do Estado
Agora no Avaí, ex-meia do Bahia deve estrear contra o Santos
Novo zagueiro do Bahia é apresentado
Rogerinho e Vander voltam ao time titular do Bahia
Bahia lança novos uniformes
Ananias deve desfalcar Bahia mais uma vez

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário