Análise da rodada de abertura do Brasileirão

O Campeonato Brasileiro da Série A, torneio que mais revela craques no mundo, começou no último sábado e se ainda não empolgou o público, já podemos prever que vai ser um campeonato bastante disputado.

Como ainda muitos times optaram por entrar em campo com times mistos, devido à disputa das fases decisivas Copa do Brasil e da Taça Libertadores, é ainda muito prematuro indicar os favoritos ao título e os mais propensos ao rebaixamento, mas os primeiros jogos dão algum indício de quem poderá ter mais dificuldades no decorrer do campeonato ou quem vai precisar de reforços para não cair.

Pra começar, podemos afirmar que os times cariocas, com exceção do Flamengo, terão que reforçar suas equipes, pois correm o risco de repetir a aflição do ano passado, onde Fluminense e Botafogo só se livraram do rebaixamento nas ultimas rodadas. Nenhuma das equipes da cidade maravilhosa marcou 3 pontos. Flamengo e Botafogo mesmo jogando em casa, só empataram com São Paulo e Santos, respectivamente, pior foram Vasco e Botafogo, que perderam para Atlético e Ceará.

Goiás e Grêmio Prudente precisarão melhorar muito para não serem rebaixados. As atuações do Goiás no Campeonato Goiano e na Copa do Brasil mostraram as fragilidades do time, que estreou no Brasileirão perdendo de 1 x 0 para o Guarani. Já o Grêmio Prudente foi impiedosamente goleado pelo Avaí por 6 x 1. O Avaí por sinal, apesar de ter jogado a maior parte do tempo com 2 jogadores a mais, teve competência para golear, mostrando que pode surpreender neste campeonato e conseguir uma vaga na Libertadores.

Os nordestinos Vitória e Ceará tiveram resultados inversos, enquanto o rubro-negro perdeu do Palmeiras por 1 x 0 no Palestra, o Ceará estreou bem, vencendo o Fluminense, no Castelão, também por 1 x 0. O Vitória até que jogou de igual para igual no 1º tempo, mas na segunda etapa, o Palmeiras se impôs e só não goleou devido a uma noite desastrosa de Robert e de verdadeiros milagres proferidos por Viáfara. Acredito que com o elenco atual, Vitória e Ceará no máximo, garantem a Sul-Americana.

Nenhum grande de São Paulo perdeu, mas acredito que Corinthians e Palmeiras, apesar de terem vencidos, terão mais dificuldades no decorrer do campeonato que Santos e São Paulo, que empataram fora de casa, jogando com times mistos. Os paulistas são de novo, favoritos ao título.

O Cruzeiro mostrou mais uma vez que está forte. O time azul de Minas venceu o Inter por 2 x 1, no Beira Rio, mesmo jogando com time misto. O Grêmio, que empatou com o emergente Atlético/GO pode chegar a uma Libertadores, assim como o Atlético/MG, que venceu o Vasco por 2 x 1.

Autor(a)

Deixe seu comentário