Domingo as 17:00 no Barradão, Bahia e Vitória voltam a se enfrentar para decidir quem será o campeão baiano de 2010 e, mais uma vez, o Vitória tem uma larga vantagem para conquistar o título, pois poderá perder até por um gol de diferença que leva o caneco. Para o Bahia, não basta vencer, terá que derrotar o rival com dois ou mais gols de diferença para sair da fila, que já dura 9 anos. Essa será a nona decisão seguida no Barradão, sendo que das oito decisões anteriores, o Vitória venceu sete e perdeu uma para o Colo-Colo de Ilhéus.
O Bahia se apega no retrospecto positivo no Barradão, onde está invicto a oito partidas e não perde desde 2006. Dos oito últimos jogos na casa do adversário, o Bahia venceu cinco, sendo que três com placar igual ou superior a dois gols, justamente o que o Tricolor precisa para ser campeão. Contra o Bahia pesa a baixa-estima de grande parte da torcida, que não acredita mais no título, principalmente porque em 2008 e em 2009, o tricolor não levou sorte nas partidas finais.
Já o Vitória é só confiança, embalado pela ótima campanha na Copa do Brasil, onde vem massacrando os seus adversários no Barradão, o rubro-negro tem a vantagem de perder até por um gol em casa, fato que ainda não aconteceu esse ano. Além disso, o Vitória terá mais de 90% da torcida a seu favor, já que dos 32 mil ingressos colocados a venda, apenas pouco mais de 1.600 serão destinados a torcida do Bahia. Soma-se a isso, o fato do Vitória poder jogar com força máxima, já que Nino Paraíba e Ramon foram liberados pelo D.M. rubro-negro e estarão a disposição de Ricardo Silva.
O Bahia não terá outra escolha a não ser jogar pra cima e o Vitória, empurrado por sua torcida, partirá com tudo pra vencer o jogo. Eu não arriscaria dizer quem vencerá a partida, mas uma coisa tenho certeza, a partida será muito mais disputada que o primeiro jogo realizado no Pituaçu e, se faltar técnica, garra e vontade de vencer não vai faltar a nenhum dos dois times.