Demolição da Fonte Nova continua emperrada!

Licitação feita, projeto finalizado, verbas alocadas, operários com a picareta pronta, pedido do tombamento negado, e o Ministério Público Federal insiste com liminares e liminares, tentando suspender as autorizações concedidas pelo poder público para o início das obras no estádio.

Pequenos trabalhos como: instalação do canteiro, colocação de tapumes que podemos observar, nesta sexta-feira (30), não passam de um artifício encontrado pelo Governo para evitar punição, o jeitinho Brasileiro. Isto me faz lembrar a reforma de Pituaçu, essa mesma ladainha, esse mesmo pé atrás. Veja pequenos detalhes, em matéria do Jornal de Metrópole, desta sexta-feira.

O DRAMA DA COPA DE 50, quando a Bahia perdeu o status de sede porque a construção da Fonte Nova não estava completa, pode se repetir 64 anos depois. O prazo para o início das obras de reconstrução do estádio dado pela Fifa e pelo comitê organizador local é dia 3/5. O governo federal sinalizou que eliminará as cidades que não cumprirem a determinação e, até agora, não há nem sinal de quando os primeiros funcionários iniciarão o trabalho.

Apesar da ameaça, o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Nilton Vasconcelos, mostrou-se esperançoso. Ainda sem a liberação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para a demolição do estádio, ele acredita que o início das obras pode contemplar outras ações, como a instalação do canteiro, colocação de tapumes e pequenas intervenções no estádio, e livrar a Bahia de uma punição. “Pelo menos esse é o nosso entendimento”, afirma. Enquanto isso, a incerteza prevalece, e, mesmo sem saber como cumprirá o prazo da Fifa, o governo do Estado acomodou-se aos atrasos dos outros estados. “Eu olho para frente e não vejo ninguém”, diz Nilton Vasconcelos.

MP quer novo relatório do Iphan

Um dos empecilhos para a demolição da Fonte Nova está no Ministério Público Federal. Na semana passada, o órgão ingressou com uma ação civil pública pedindo liminar de suspensão imediata das autorizações concedidas pelo poder público para as obras no estádio. Em nota, os promotores responsáveis explicam que querem um novo estudo do Iphan, que recentemente negou o pedido de tombamento da Fonte Nova. Já a Setre diz que todas as medidas legais estão sendo tomadas e o projeto para a demolição será analisado pelo Iphan.

Empréstimo aprovado

A demolição da Fonte Nova não tem data para ocorrer, mas a verba está garantida. Esta semana, os deputados estaduais aprovaram na Assembléia Legislativa o projeto de lei que autorizando o governo a contratar empréstimo de R$ 400 milhões para a reconstrução do estádio. O valor será financiado no BNDES.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário